Há cerca de dez dias um incêndio de grandes proporções atinge a vegetação de uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Sul do Piauí. A propagação das chamas tem preocupado autoridades, já que a área está a aproximadamente 12 quilômetros do Parque Serra das Confusões.
A estimativa é que as chamas tenham destruído uma área de quase seis mil hectares. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI) mobilizou uma operação para tentar controlar a propagação do fogo e evitar maiores problemas para a população e ao meio ambiente.
Uma das preocupações é a velocidade de propagação das chamas, que já devastou uma área de quase seis mil hectares. "Todo incêndio em vegetação é complicado, porque onde o fogo está acontecendo não há combate direto e quanto mais vegetação maior a dificuldade de acesso”, pontuou o tenente-coronel José Veloso. De acordo com o CBM-PI, a velocidade de propagação das chamas atualmente é de aproximadamente 38 hectares por hora com um total de 29 focos de incêndio ativos. Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) foi acionado para reforçar e intensificar o trabalho das equipes mobilizadas no local.
Líder em focos de queimadas
De acordo com dados de satélites divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí já registrou mais de mil focos de queimadas em 72 cidades somente neste mês de agosto, o quinto maior quantitativo entre todos os estados brasileiros.
A maioria dos focos de incêndio estão concentrados em municípios localizados no Cerrado piauiense, com 766 focos, o que representa 76,1% dos casos, enquanto na Caatinga são 241 focos, representando 23,9% dos casos.
As cidades piauienses com maios focos são:
Uruçuí com 204 focos
Floriano com 72
Porto Alegre do Piauí com 53
Corrente com 43
Jerumenha com 40
Manoel Emídio com 38
Guadalupe com 37
Baixa Grande do Ribeiro com 36
Sebastião Leal com 34
Alvorada do Gurguéia com 30
Canal de denúncias
Na última terça-feira (22), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) lançou um canal oficial para denúncias de fogo descontrolado e queimadas ilegais praticadas em todo o estado. O WhatsApp (86) 9 9421 6693 está disponível 24 horas e se soma aos dos demais órgãos competentes, como o CBM-PI, PM-PI e Defesa Civil.
Com informações do cv
Foto: Ascom/Prefeitura de Canto do Buriti