• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Desde o início do mês de junho, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer, em parceria, também, com a Secretaria Municipal de Educação, está levando arte e a cultura para dentro das salas de aula e para os bairros de Floriano, por meio do Projeto Cultura e Cidadania.


São, pelo menos, 150 crianças e adolescentes já beneficiados pelas turmas piloto do projeto, com expectativa de ampliar para mais 150, em uma série de oficinas desenvolvidas tanto nas escolas municipais, como em associações de bairros e na Estação da Cidadania Nivaldo Júnior, onde fica a sede da Secretaria de Cultura. 
As oficinas em realização são: de Artesanato, no bairro Alto da Cruz; Canto e Coral, Dança Moderna, Dança Folclórica e Balé Clássico Infantil, na Estação da Cidadania; Flauta, na Escola Municipal Marcos dos Santos Parente, bairro Meladão;  e,  Oficina de Violão, na Escola Municipal Naila Bucar, bairro Irapuá II. “Esse é um projeto tão grandioso que vamos ampliar. Já estamos formando novas turmas e com mais opções de oficinas para dar essa formação cultural e cidadã a nossas crianças e adolescentes e, quem sabe, iniciá-los no mundo das artes e áudio visual como profissão”, explicou Elineuza Ramos, secretária de Cultura.


A intenção da secretaria é iniciar novas turmas já na segunda quinzena de agosto, com as turmas: Balé Clássico Intermediário, em núcleos nos bairros Cajueiro e Vila Leão; Canto e Coral, bairro Rede Nova; Oficina de Leitura, no Conjunto Pedro Simplício; Áudio Visual, nos Conjuntos Zé Pereira e Filadelfo e Irapuá I; Artesanato de Bordado em Vagonite, na Estação da Cidadania. 

Segundo Elineuza, “o que mais encanta em nosso projeto é o alcance, dando novas oportunidades e formação cidadã, com as vagas disponibilizadas tanto para os alunos das escolas como para as pessoas da comunidade, basta se inscrever e participar”, disse. Para as turmas em formação, as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no horário das 8 às 12h, no Conjunto Pedro Simplício.

Ascom