• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A cidade de Floriano, distante cerca de 245 km de Teresina, pulsa cultura e religiosidade. A fé de seu povo aliada à força do teatro impulsionam há 28 anos a realização do espetáculo que narra a vida e morte de Jesus Cristo durante a Semana Santa. Sob a organização do Grupo Escalet, a Paixão de Cristo de Floriano se consolidou como uma das maiores encenações do Brasil, atraindo público de diferentes regiões. Para a edição 2023 do evento, os preparativos estão a todo vapor. O espetáculo conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult); da Prefeitura de Floriano, Armazém Paraíba, Ferroleste, Lei Rouanet e governo federal.

Ao todo, cerca de 350 atores estarão em cena, entre eles o elenco convidado já confirmado: Nívea Maria interpretará Maria; Guilherme Leicam dará vida a Jesus; Nando Rodrigues fará Pilatos; e Roberto Berindelli irá incorporar Caifás. As apresentações serão nos dias 7 e 8 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca.

O espaço, de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber 5 mil espectadores por apresentação.

História

“A apresentação da Paixão de Cristo do Piauí começou em meados da década de 1990, quando senti o desejo de revitalizar os autos religiosos por meio do teatro. Naquela época, reuni o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, ministramos oficinas e seminários e, então, conseguimos selecionar o elenco para a primeira montagem”, lembra César Crispim, autor, diretor e produtor do evento.

O espetáculo foi tomando corpo e proporções cada vez maiores, exigindo que a estrutura do evento também acompanhasse o crescimento diante do público. Foi quando, nos anos 2000, o Grupo Escalet, num ato de ousadia e esforço coletivo, iniciou a construção do Teatro Cidade Cenográfica, que, no ano seguinte, passou a ser o palco oficial da encenação.

“A construção do Teatro Cidade Cenográfica foi um grande passo para tornar a apresentação mais brilhante. Em seguida, resolvemos dar uma dimensão ainda mais grandiosa com a participação de artistas consagrados e famosos para atuarem no espetáculo. Conquistamos maior prestígio e repercussão nacional ao longo desses anos e, hoje, temos orgulho em ser uma das maiores encenações da Paixão de Cristo do Brasil”, pontua Crispim.

Até mesmo em 2020 e 2021, quando a pandemia da Covid-19 surpreendeu a população mundial, o espetáculo foi realizado em datas e formato diferentes do tradicional. “Estávamos com o evento todo preparado para 2020, quando todas as atividades foram suspensas devido ao coronavírus. Aguardamos e seguimos as orientações das autoridades de saúde e, quando foi possível, realizamos a encenação com transmissão on-line. Não podíamos deixar de levar uma mensagem de fé aos fiéis, sobretudo em um momento tão conturbado da nossa história”, detalha o diretor.

Mais informações:

Telefone/WhatsApp: (89) 99978-6996
Site: www.paixaodecristopi.com.br
Instagram: @paixaodecristopiaui
Facebook: Paixão de Cristo de Floriano PI