O técnico brasileiro Tite alertou que diante da eliminada Bolívia sua equipe não será "tão verticalizada" como costuma ser, devido a altitude de La Paz, mas se mostrou confiante em conquistar uma vitória para bater o recorde de pontos em Eliminatórias Sul-Americanas.

boliviano

Tite afirmou que é "desumano" jogar na altitude e deixou um ídolo boliviano indignado. Marco Antonio Etcheverry, autor de um dos dois gols da primeira derrota do Brasil na história das Eliminatórias, em 1993, não demorou a responder: "Deixa o famoso Tite calado, ele é um covarde". Tite explicou em entrevista coletiva que o Brasil deve jogar de uma forma diferente do que o torcedor brasileiro está acostumado a ver.

"Não vamos ter um time tão vertical quanto tivemos nos últimos jogos porque (a altura de 3.600 metros acima do nível do mar) não permite, é desumano", disse o técnico em entrevista realizada nesta segunda-feira em Teresópolis. Horas depois, Etcheverry enviou uma mensagem aos jogadores da seleção e outra ao técnico brasileiro. "Espero que marquem quatro (gols) por causa das desculpas que estão dando. Não quero dizer outras palavras porque vão achar discriminatório, mas me parece que (Tite) é um covarde, estar falando da altura quando já estão classificados na Copa do Mundo. (...) Me parece muito covarde. Me incomodou muito, não ouvi antes. Tite, você é um covarde", disse o ex-jogador jogador de futebol.

Classificada desde novembro para a Copa do Catar-2022 e líder invicta com 42 pontos em 16 jogos, a Seleção Brasileira quebrará o recorde de pontos em Eliminatórias Sul-Americanas se vencer os bolivianos na última rodada da qualificação.

A marca no atual formato de competição (10 times, todos contra todos, estabelecidos para o caminho da França-1998) está nas mãos da Argentina de Marcelo Bielsa, que somou 43 pontos no caminho da Coreia e Japão-2002.

Mesmo se não bater os bolivianos, o Brasil terá mais uma chance de quebrar ou ampliar esse recorde, pois tem um jogo pendente contra a Argentina. Essa partida deveria ter sido disputada em setembro em São Paulo, mas foi suspensa por supostas violações dos hermanos ao protocolo anticovid.

Além disso, se vencer a Bolívia, penúltima com 15 pontos, o Brasil tiraria a Bélgica do primeiro lugar no ranking da FIFA.

"Tem significado (quebrar esse recorde e chegar ao primeiro lugar). Pessoalmente (o importante) é ver o time jogar muito bem novamente, conseguir superar estrategicamente as adversidades, ter seu futebol representado com qualidade técnica e posse de bola", finalizou Tite.

Sem Neymar e Vinicius Jr, são esperadas sete mudanças no time titular que goleou o Chile por 4 a 0 na última q

Quinta-feira, no Maracanã. Além dos dois atacantes suspensos, o goleiro reserva Weverton também ficará de fora devido a lesão.

Yahooesportes

Foto: Eduardo Verdugo/AFP via Getty Images