Daqui pouco menos de 10 dias já conheceremos os grupos da primeira fase da Copa do Mundo do Catar. Marcado para o próximo dia 1º de abril, o sorteio agora já tem as regras para enquadrar as diferentes seleções classificadas.
Conforme explicado pela Fifa nesta terça-feira, o procedimento aprovado pelo Comitê Organizador das Competições prevê que as 28 equipes já classificadas até a data do sorteio serão distribuídas nos potes 1 a 4 seguindo critérios esportivos baseados no Ranking Mundial Masculino a ser publicado em 31 de março após o período internacional. O Catar, como país anfitrião, ocupará o primeiro lugar das equipes de cabeças de chave (A1) no Pote 1, ao qual se somarão as sete seleções mais bem classificadas.
Os países classificados de 8º a 15º estarão no Pote 2, enquanto os classificados de 16º a 23º estarão no Pote 3. Por fim, o Pote 4 conterá as equipes classificadas do 24º ao 28º lugar, além de duas vagas para os vencedores das eliminatórias intercontinentais e uma vaga para o vencedor da eliminatória da Uefa que foi adiada devido ao conflito na Ucrânia. As eliminatórias intercontinentais serão disputadas nos dias 13 e 14 de junho no Catar. O representante da AFC enfrentará o da Conmebol, e o time da Concacaf jogará contra o da OFC, conforme sorteio de 26 de novembro de 2021.
Por sua vez, o último time que se classificará nas eliminatórias da Uefa será ser determinado no período internacional de maio a junho, de acordo com a decisão do Comitê Organizador da Fifa de 8 de março.
Como já se sabe, seleções da mesma confederação vão manter-se separadas nos diferentes grupos, com exceção das da Uefa, que é representada por 13 países. Desta forma, cinco dos oito grupos incluirão duas equipes de velho continente.
Yahooesportes
Foto: Kurt Schorrer/FIFA via Getty Images