O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (11) os convocados da seleção brasileira para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 contra o Chile, no dia 24 de março, no Maracanã, e Bolívia, cinco dias depois, em La Paz. Já classificado para o Mundial do Catar, a rodada dupla é mais um compromisso da amarelinha visando a preparação para o mais importante torneio entre seleções.
Dentre os 26 convocados, destaque para a presença de Guilherme Arana, principal lateral-esquerdo do futebol brasileiro e que vem brilhando pelo Atlético-MG, e a ausência de Raphael Veiga, do Palmeiras. Era esperado que o meio campista recebesse uma oportunidade, mas Tite optou pelo retorno de Arthur, ex-Grêmio e que vem retomando as boas atuações na Juventus, da Itália.
Sobre a não convocação de atletas como Veiga e Pedro, do Flamengo, Tite disse que não fecha as portas para esses jogadores. "Um dos aprendizados que o tempo tem me dado como técnico é não fechar possibilidades reais, que elas acontecem. Têm atletas de alto nível que vão se afirmando, se consolidando e evoluindo ao longo do tempo. Nós, responsáveis por esse comando, temos que deixar aberto, se não fica um pré-conceito", afirmou o técnico. Retorno de Arthur e Martinelli novidade
"Diferente de outros jogadores do meio-campo, o Arthur tem uma movimentação de controle de jogo, de rodar por trás com a bola e conduzir o jogo com muita qualidade, desenvolvendo algumas situações. A continuidade dele na Juventus, nas três competições, está crescendo, então achamos que é o momento de trazê-lo", disse Tite sobre o meia da Juventus, que ganha uma nova oportunidade na seleção.
Sobre Martinelli, do Arsenal, o treinador falou em meritocracia. "Aproveitando para falar do Martinelli, ele é um jogador que vem atuado como externo-esquerdo, tem muito a busca do gol, tem participado com gols e assistências, vem crescendo no Arsenal. Visitamos ele lá, conversamos com o Arteta, acompanhamos. É um atleta que merece que a gente traga e dê uma oportunidade", afirmou.
O Brasil é líder isolado das Eliminatórias Sul-Americanas. A equipe canarinha está invicta e com 39 pontos conquistados em 15 jogos, com 12 vitórias e apenas três empates. Logo atrás vem a Argentina, com 35. Equador e Uruguai, com 25 e 22 pontos, respectivamente, completam o G4. A quinta colocação, que dá acesso a repescagem, é do Peru, que tem 21 pontos.
Veja a lista completa
Goleiros
Ederson (Manchester City - Inglaterra) Alisson (Liverpool - Inglaterra) Weverton (Palmeiras)
Zagueiros
Thiago Silva (Chelsea - Inglaterra) Marquinhos (PSG - França) Éder Militão (Real Madrid - Espanha) Gabriel Magalhães (Arsenal - Inglaterra)
Laterais
Danilo (Juventus - Itália) Daniel Alves (Barcelona-Espanha) Alex Telles (Manchester United - Inglaterra) Guilherme Arana (Atlético-MG)
Meios-campistas
Casemiro (Real Madrid - Espanha) Arthur (Juventus - Itália) Bruno Guimarães (Newcastle - Inglaterra) Fabinho (Liverpool - Inglaterra) Fred (Manchester United - Inglaterra) Lucas Paquetá (Lyon - França) Philippe Coutinho (Aston Villa - Inglaterra)
Atacantes
Vinícius Jr. (Real Madrid-Espanha) Gabriel Martinelli (Arsenal - Inglaterra) Richarlison (Everton - Inglaterra) Raphinha (Leeds - Inglaterra) Antony (Ajax - Holanda) Rodrygo (Real Madrid - Espanha)
R7
Foto: Gustavo Henrique/CBF