O jornalista Mauro Cezar Pereira, em seu blog no Uol, divulgou detalhes do esquema que está sendo montado para evitar confrontos entre flamenguistas e palmeirenses, no trajeto para a final da Libertadores que será realizada em Montevidéu, no próximo dia 27.
Polícias militares, civis e federais rodoviárias, além de forças policiais argentinas e o exército uruguaio estão envolvidas na ação e uma reunião foi feita na última terça-feira (9), para acertar detalhes da viagem dos torcedores rivais. A logística combinada é a seguinte: os torcedores do Palmeiras saem de São Paulo na noite do dia 22. A polícia paulista acompanha o comboio até a divisa com o Paraná, onde a Polícia Rodoviária Federal assume a escolta até a fronteira com o Uruguai.
A torcida do Flamengo só será autorizada a deixar o Rio de Janeiro, quando a torcida adversária estiver no Paraná. A medida visa afastar os comboios em algumas horas. Além disso trajetos serão diferentes. Até a cidade gaúcha de Pelotas, o caminho será idêntico, mas a partir daí as rotas mudam. Os palmeirenses chegarão a Montevidéu via Chuí, percorrendo 588 quilômetros em cerca de 7 horas e 24 minutos.
Já os rubro-negros terão que utilizar a Ruta-9, Brigadier Gral Juan Antonio Lavalleja, com 557 quilômetros em cerca de 7 horas e 15 minutos.
E não é só a logística que está sendo pensada, mas também protocolos para tentar afastar os “brigões”. Para viajar é necessário ter teste negativo de Covid, documentos e ingressos identificados. Outra medida exigida é que cada ônibus tenha um responsável identificado e paradas para revisar os coletivos serão realizadas aleatoriamente durante o trajeto. Conmebol faz campanha contra violência
Na última semana a Conmebol lançou uma campanha para coibir a violência dentro e fora dos estádios.
Através de suas redes sociais, a entidade disse que "o futebol deve sempre transmitir os valores do fair play, da camaradagem e do espírito de superação, onde quer que haja uma bola rolando".
Montevidéu será o centro do futebol sul-americano no fim de novembro. Além da final da Libertadores no dia 27, a capital uruguaia será palco da decisão da Copa Sul-Americana, com outro confronto brasileiro entre Athletico e Red Bull Bragantino.
Yahooesportes