• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O técnico da seleção brasileira Tite anunciou nesta quarta-feira a lista de jogadores convocados para tentar o bicampeonato da Copa América, que deve começar no domingo no Brasil.

Ausente (por lesão) da equipe que venceu a última edição desse que é o torneio de seleções mais antigo do mundo, também no Brasil, em 2019, Neymar vai comandar a 'Canarinha' na luta por seu décimo título da Copa América, torneio muito criticado por ocorrer em um país duramente atingido pela pandemia.

O artilheiro das eliminatórias sul-americanas, ao lado do boliviano Marcelo Moreno, com cinco gols cada, terá a companhia de outros 23 jogadores convocados por Tite para a sétima e oitava rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022.

A única ausência do elenco que derrotou Equador e Paraguai por 2 a 0, e que consolidou o Brasil como líder isolado, com uma campanha 100% de 18 pontos em seis jogos, é o zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo, que havia sido convocado para substituir o lesionado Thiago Silva.

O experiente zagueiro do Chelsea deve se recuperar para os duelos da Copa América, em que o Brasil estreia contra a Venezuela no domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

365News

Neymar e Thiago Silva vão se juntar a outros astros como os goleiros Alisson e Ederson, o zagueiro Marquinhos, o meia Casemiro e os atacantes Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Vinicius Jr e Gabriel Barbosa, o "Gabigol".

  • Daniel Alves e Coutinho fora -

Dos 24 convocados, apenas três atuam no campeonato brasileiro: o goleiro Weverton (Palmeiras), o meia-atacante Everton Ribeiro (Flamengo) e Gabigol, atacante do Flamengo.

Os lesionados Daniel Alves (São Paulo), capitão e considerado o melhor jogador da Copa América-2019, e Philippe Coutinho (Barcelona) são os grandes desfalques da Seleção.

O Brasil é o cabeça de chave do Grupo B, onde também estão Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. A Argentina comanda o Grupo A, do qual participam Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.

365News

Os quatro melhores de cada chave se classificam para as quartas de final.

Questionada por ter sido realizada em um país fortemente atingido pela pandemia, com mais de 475 mil mortos, a Copa América no Brasil ainda precisa superar um último obstáculo após as retiradas, semanas atrás, da Argentina e da Colômbia, sedes originais de um torneio que deveria ter sido realizado no ano passado, mas foi adiado devido à pandemia de covid-19.

O Supremo Tribunal Federal vai votar na quinta-feira duas ações judiciais, movidas por um partido de oposição e um sindicato, que buscam que o campeonato, apoiado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, não seja disputado por motivos sanitários.

-- Convocados para a seleção brasileira:

Goleiros: Alisson (Liverpool, ING), Ederson (Manchester City, ING), Weverton (Palmeiras).

Defensores: Alex Sandro (Juventus, ITA), Danilo (Juventus, ITA), Emerson (Barcelona, ESP), Renan Lodi (Atlético de Madrid, ESP), Éder Militão (Real Madrid, ESP), Felipe (Atlético de Madrid, ESP), Marquinhos (Paris Saint-Germain, FRA), Thiago Silva (Chelsea, ING).

Meias: Casemiro (Real Madrid, ESP), Douglas Luiz (Aston Villa, ING), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool, ING), Fred (Manchester United, ING), Lucas Paquetá (Lyon, FRA).

Atacantes: Everton (Benfica, POR), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City, ING), Neymar (Paris Saint-Germain, FRA), Richarlison (Everton, ING), Roberto Firmino (Liverpool, ING), Vinicius Jr (Real Madrid, ESP).

AFP