• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Às vésperas de começar a fase de grupos da Libertadores, o Fluminense agitou o mercado e fechou só nesta segunda-feira um pacotão com quatro contratações: Cazares, do Corinthians; Abel Hernández, do Internacional; Raúl Bobadilla, do Guaraní, do Paraguai; e Manoel, do Cruzeiro. Junto com David Braz, que já estava apalavrado e aguarda a liberação do Grêmio, o Tricolor agora corre contra o tempo para regularizar e inscrever seus últimos reforços no torneio continental.

Pelo regulamento da Conmebol, os clubes devem enviar até o próximo sábado, às 18h15 de Assunção (19h15 de Brasília), a lista de no mínimo 21 e no máximo 50 jogadores, sendo três deles goleiros, que poderão jogar na fase de grupos. Com isso, o Fluminense tem cinco dias para realizar os exames médicos, assinar os contratos, anunciar e inscrever o seu elenco no torneio. Não há tempo a perder.

Nesta terça-feira já começam a chegar os reforços tricolores ao Rio de Janeiro. Cazares e Manoel serão os primeiros. O meia equatoriano foi liberado pelo Corinthians, enquanto o zagueiro rescindiu com o Cruzeiro. Na quarta, será a vez de Abel Hernández e Bobadilla. O centroavante uruguaio também foi liberado pelo Inter, enquanto o atacante argentino naturalizado paraguaio vem por empréstimo de um ano com opção de compra. Todos passarão por exames médicos. A parte burocrática envolve transferência de documentos entre federações e também pode demorar, principalmente com gringos, que precisam tirar um visto de trabalho no Brasil. Nos casos de Cazares e Abel Hernández, isso não é empecilho, pois eles já vinham jogando no país. O problema é com Bobadilla, que atuará pela primeira vez no futebol brasileiro. O Fluminense já vem tentando adiantar o que for possível do registro, antes mesmo dos exames, para ganhar tempo.

Porém, há uma forma do Fluminense ter um prazo maior para regularizar Bobadilla: usando a inscrição provisória de jogadores. Junto da lista oficial do elenco, a Conmebol permite uma segunda com mais cinco nomes, que não precisam estar regularizados na data do envio. Quem estiver nessa relação ficará com a inscrição pendente, mas podendo concluir a documentação em três novos períodos:

Para jogar na 1ª rodada: até às 15h (de Brasília) de 19 de abril Para jogar na 2ª rodada: até às 15h (de Brasília) de 26 de abril Para jogar na 3ª rodada: até às 15h (de Brasília) de 3 de maio Obs: após esses prazos, novos jogadores só poderão ser inscritos a partir das oitavas de final. Se for liberado pelo Grêmio, David Braz também deve entrar na lista provisória, mas por outro motivo: o zagueiro está com Covid-19 e precisa cumprir 10 dias de quarentena. O jogador até ficou fora dos relacionados do Tricolor gaúcho para enfrentar o Independiente del Valle, do Equador, nesta quarta-feira, pela última fase da Pré-Libertadores. Com isso, ele não conseguirá viajar nesta semana ao Rio para realizar os exames médicos e assinar o contrato.

Com Abel Hernández, Cazares, Bobadilla, Manoel e David Braz, o Fluminense chegará a sete reforços para a Libertadores, levando em consideração as duas primeiras contratações: Samuel Xavier, ex-Ceará, e Wellington, ex-Athletico-PR. O clube ainda não desistiu de Willian Bigode, mas o atacante do Palmeiras passou a ser visto como improvável nas Laranjeiras em função do pouco tempo hábil. Ele ainda vai jogar nesta quarta-feira contra o Defensa y Justicia, da Argentina, pela final da Recopa Sul-Americana, para só depois decidir seu futuro.

 

GE