• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

sulamericanaCopa Sul-Americana 2021 já tem definidos 26 dos 32 times que estarão na fase de grupos. O sorteio das chaves será realizado nesta sexta-feira, no Paraguai, e definirá os adversários dos seis clubes brasileiros que vão disputar a competição: Athletico Corinthians, que serão cabeças de chave na fase de grupos, além de Atlético-GOBahiaBragantino Ceará.

Seis times se classificaram na noite desta quinta-feira: Aucas-EQU, La Equidad-COL, Melgar-PER, Metropolitanos-VEN, Palestino-CHI e River Plate-PAR. Faltam seis vagas.

Os dois times uruguaios vindos da primeira fase e as quatro equipes da Libertadores só serão conhecidos na próxima semana. Os jogos da volta estão previstos entre 13 e 15 de abril. Todos esses clubes ficam no pote 4.

A separação de potes é feita através do ranking da Conmebol. Os oito melhores ranqueados começam a competição como cabeças de chave. Além de Athletico e Corinthians, quatro argentinos, um colombiano e um equatoriano estão garantidos no pote 1 da competição.

A fase de grupos terá 16 times classificados da fase preliminar, seis times do Brasil e outros seis da Argentina, além dos quatro eliminados da última fase da Pré-Libertadores

A primeira fase do campeonato começou em 16 de março e se encerra na próxima semana - restam, ainda, os dois confrontos uruguaios (Montevideo City Torque x Fénix e Cerro Largo ou Peñarol). A dupla entra no pote 4 por ser definida após o sorteio e com a proximidade da fase de grupos - logisticamente inviável.

Os quatro eliminados da terceira fase da pré-Libertadores também vão para o pote 4, independentemente da posição no ranking da Conmebol. Os duelos são Santos x San Lorenzo, Independiente del Valle x Grêmio, Bolívar x Junior Barranquilla e Libertad x Atlético Nacional. Os jogos da volta são na próxima semana.

Vale destacar que times de um mesmo país não poderão ficar no mesmo grupo, com exceção das equipes que vierem da pré-Libertadores.

+ Veja a tabela da Sul-Americana

A fase de grupos da Sul-Americana terá oito chaves com quatro times cada, disputada entre 20 de abril e 27 de maio. Cada equipe fará seis jogos, contra os times do mesmo grupo, em partidas de ida e volta.

Os melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final e enfrentarão as equipes que ficarem na terceira posição de cada grupo da Libertadores.

 

GE

Foto: Divulgação/Conmebol