• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Ainda restam dois jogos a cumprir antes da virada do ano, mas o 2021 do Inter começou já na última quarta-feira. O presidente eleito, Alessandro Barcellos, e seus vice-presidentes se reuniram com o atual mandatário, Marcelo Medeiros, e deram início à transição de gestões para o triênio 2021/23.

O encontro entre as duas diretorias na sala da presidência do Beira-Rio é a primeira de uma série de reuniões na agenda de Barcellos a partir de agora. Para tratar tanto do futuro quanto do presente do Inter diante de uma temporada que se encerra apenas em fevereiro.

O novo presidente está perto de fechar a contratação de Miguel Ángel Ramírez, atual técnico do Idependiente Del Valle, para comandar a equipe pelos próximos dois anos. Mas os seus planos para o que vem pela frente passa também pelo "agora". E por Abel Braga.

O atual treinador tem contrato com o clube até o final desta temporada. Alessandro Barcellos pretende ter uma conversa com o técnico e com os demais integrantes do departamento de futebol ainda nesta semana para traçar um diagnóstico do atual momento vivido pelo Inter.
Mesmo que já tenha os planos para o futuro traçados, o dirigente adota cautela sobre a mudança de rumos porque o Brasileirão ainda está em andamento. Barcellos quer evitar que a transição impacte no desempenho da equipe em um momento de encaixe sob o comando de Abel Braga.

Até porque o desempenho agora influencia no que será a próxima temporada. Atualmente, o Inter é quinto colocado no Brasileirão, com 41 pontos, e briga por um lugar no G-4, de olho na vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

— O Abel é um ídolo colorado. Vamos conversar com o Abel, construir essa relação e enfrentar o período diferente com trabalho e dedicação dele. É um treinador com história, conseguindo encaixar o modelo de jogo. Não vamos passar por cima da instituição. Vamos fazer a imersão. Sentir ambiente, ideias, como está o vestiário para enfrentar essas 13 rodada que faltam — diz Barcellos.


O presidente assumirá o Inter com 11 rodadas do Brasileirão por disputar antes de encerrar a temporada. Por isso, a data para Miguel Ángel Ramírez assumir o Inter está indefinida, mesmo que as conversas com o treinador estejam perto de ser concretizadas.

É possível que o novo técnico só assuma a partir de fevereiro para iniciar os trabalhos da próxima temporada. E, assim, Abel Braga pode cumprir seu contrato com o clube, justamente até o fim de fevereiro, antes de se despedir. Isso será definido a partir da conversa entre o treinador e o novo presidente.

— Não vou garantir a permanência nem a saída. São grandes profissionais. O Inter precisa respirar o Campeonato Brasileiro. Esse respeito e cuidado teremos. Faremos essa transição de forma muito tranquila. A nossa equipe começa a responder melhor às ideias do Abel. É condição que nos traz possibilidade de estar avaliando. Isso é bom para o Inter — diz Barcellos.

As definições sobre quem comandará a equipe nos últimos jogos do Brasileirão não são as únicas na mesa do novo presidente. Barcellos tem de definir quem será o seu vice de futebol e também nomeará um diretor para o departamento.

O executivo Rodrigo Caetano deixará o clube na virada do ano. Paulo Bracks, do América-MG, é o nome mais cotado para assumir o cargo. Barcellos pretende também definir um nome para ser coordenador técnico do departamento de futebol.

 

GE