A Seleção Brasileira faz sua terceira partida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira. A equipe enfrenta a Venezuela às 21h30 (de Brasília), no Morumbi.
O Brasil joga para defender um retrospecto bastante positivo diante da Vinotinto. A Amarelinha perdeu apenas uma partida das 25 disputadas entre os dois times, tendo obtido também 21 vitórias e três empates. Além disso, marcou 89 gols e sofreu somente oito.
O primeiro duelo aconteceu no ano de 1969, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. Na ocasião, os pentacampeões mundiais não tomaram conhecimento dos venezuelanos e golearam por 5 a 0, com três gols de Tostão e dois de Pelé.
Os placares elásticos, inclusive, são bastante frequentes quando as duas equipes se enfrentam, sempre para o lado dos brasileiros. Dos 21 triunfos, 16 foram por pelo menos três gols de diferença.
A maior goleada foi na Copa América de 1999, quando a Vinotinto foi derrotada por 7 a 0. Ronaldo e Amoroso marcaram duas vezes cada e Emerson, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho fecharam o passeio da Amarelinha.
Além do retrospecto, o Brasil entra em campo para defender a liderança da atual edição das Eliminatórias. Com duas vitórias em dois jogos, a equipe divide a ponta junto com a rival Argentina, mas fica na 1ª colocação pelos critérios de desempate. Já a Venezuela perdeu as duas partidas e se encontra na 9ª posição.
gazetaesportiva