Cinco vagas para as oitavas de final da Copa Libertadores estarão em disputa nesta semana, na sexta e última rodada da fase de grupos, uma briga que reúne ex-campeões do torneio como Peñarol, Colo Colo e Internacional.
Garantidos na próxima etapa da competição continental estão o atual campeão Flamengo (Grupo A), Palmeiras e Guaraní (Grupo B), Athletico (Grupo C), LDU e River Plate (Grupo D), Grêmio (Grupo E), Racing Club e Nacional (Grupo F), Santos (Grupo G) e Boca Juniors (Grupo H).
Jogos da terça-feira -
Os primeiros a tentar a sorte serão o paraguaio Olimpia (campeão em 1979, 1990, 2002) e o uruguaio Peñarol (1960, 1961, 1966, 1982, 1987), pelo Grupo G, e o chileno Colo Colo (1991), do C.
O time paraguaio receberá o equatoriano Delfín na terça-feira, enquanto Santos tem pela frente o argentino Defensa y Justicia.
O Peixe lidara a chave G com 13 pontos, e a briga pela segunda colocação está aberta para o time da Argentina (6 pontos), Olímpia (5) e a equipe do Equador (4).
O Olimpia avança se vencer seu compromisso, enquanto os equatorianos precisam da vitória em Assunção e da derrota da equipe argentina em Santos.
Já o Defensa y Justicia tem que vencer no Brasil, ou empatar, caso seja o mesmo resultado no outro confronto da chave.
No Grupo C, no qual o brasileiro Athletico lidera (10 pontos), as opções também estão abertas para boliviano Jorge Wilstermann (7), o uruguaio Peñarol e o chileno Colo Colo, ambos com 6.
O time uruguaio recebe rubro-negro paranaense e precisa da vitória, enquanto os chilenos jogam em casa diante dos bolivianos no mesmo dia.
O Peñarol se classifica com uma vitória simples, enquanto o Colo Colo tem que vencer e torcer por uma derrota uruguaia em Montevidéu.
Já Wilstermann tem que conquistar os três pontos, podendo se classificar também em caso de empate, caso o clube do Uruguai não vença.
Pelo Grupo D, o argentino River Plate entra em campo na terça diante da LDU, com ambos já classificados para as oitavas, mas em busca da liderança da chave.
A confronto será em Buenos Aires, com os donos da casa com 8 pontos, dois a menos que os visitantes.
- Luta pela segunda vaga -
Na quarta-feira o foco será no Grupo A, onde o Flamengo lidera com 12 pontos. O equatoriano Independiente del Valle, atual campeão da Sul-Americana, está atrás do time carioca, com 9, seguido pelo colombiano Junior Barranquilla (6) e o eliminado Barcelona de Guayaquil (3).
O Independiente receberá a LDU em Quito e seguirá no torneio com vitória ou empate. Caso seja derrotado, dará esperanças à equipe de Barranquilla, que terá que vencer o Rubro-Negro por goleada no Rio para tirar a diferença no saldo de gols (-2 contra +4).
- Últimas duas vagas -
Na quinta-feira, serão definidos os últimos dois classificados às oitavas. Nos Grupos E e H, onde já estão garantidos o Grêmio e o Boca Juniors, respectivamente, a disputa está entre o Intenacional , o colombiano América de Cali, o venezuelano Caracas e o paraguaio Libertad.
O Inter é o vice-líder do Grupo E, com 8 pontos, dois a menos que o rival Grêmio. O América é o 3º com 5 e a chilena Universidad Católica é a última com 4.
O Colorado segue na competição com uma vitória ou empate em Santiago. Já a equipe de Cali só avança se bater o Tricolor Gaúcho em Porto Alegre com uma goleada e após derrota do Internacional no Chile.
Na chave H, o Boca lidera com 11 pontos, seguido pelo Caracas e Libertad, empatados com 7. O eliminado Independiente Medellín é o último com 3 unidades.
Os venezuelanos precisam vencer em Buenos Aires, enquanto o time paraguaio encara o lanterna colombiano em Assunção.
gazetaesportiva