• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Sem liberação do poder público para realizar treinos coletivos em Porto Alegre após nove semanas apenas de trabalhos físicos, o Grêmio decidiu levar nos próximos dias o elenco para treinar no estado vizinho, em Santa Catarina.

A informação foi divulgada por GaúchaZH e confirmada pelo GloboEsporte.com. Dirigentes do Grêmio entraram em contato com o presidente do Criciúma e receberam autorização para usar o centro de treinamentos do clube catarinense por uma semana a 10 dias. A data a viagem ainda não foi definida.

— Batemos no teto do nível físico. Estamos na iminência do reinício das competições, não sabemos quais serão as decisões. Corremos o risco de virar o fio — disse o vice de futebol Paulo Luz ao GloboEsporte.com.

A decisão foi tomada um dia após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmar que o retorno do futebol no Rio Grande do Sul "não é prioridade", ao falar sobre a possível data de retorno do Campeonato Gaúcho. Nos bastidores, dirigentes da dupla Gre-Nal revelaram insatisfação com a fala do governador.

— Queremos apenas seguir nossos treinos dentro de um organograma. Examinamos as condições e liberações em Santa Catarina e seguiremos nossos rígidos controles sanitários — disse Romildo Bolzan à GauchaZH. — Temos de fazer valer o fato de termos construído uma ilha de sanidade — completou.
Nesta segunda-feira, o Grêmio realizou mais uma bateria de testes para Covid-19. Foram mais 73 exames realizados, todos com resultado negativo. Ao todo, o clube já submeteu jogadores e funcionários a 408 testes desde a retomada dos treinamentos, no início de maio.

O elenco de jogadores só teve um caso positivo: o de Diego Souza, detectado antes mesmo de deixar o Rio de Janeiro a Porto Alegre. O centroavante já está integrado às atividades normalmente. Outros dois funcionários tiveram a doença: o preparador físico Márcio Meira e o auxiliar da preparação de goleiros, Enio Oliveira.

O Campeonato Gaúcho está suspenso desde o dia 16 de março, ainda sem data para retorno. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) elaborou um protocolo para a volta e propôs o dia 19 de julho para a retomada. Mas o governo estadual já sinalizou que só deve permitir a realização dos jogos no final de julho ou início de agosto.

 

GE