• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

saramenezesNuma lista que foi divulgada na semana passada, a piauiense Sarah Menezes está entre os 28 convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para treinos em Portugal e a viagem deve ocorrer em julho.

O treinamento faz parte de uma parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que tenta viabilizar que atletas na disputa por vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio possam fazer atividades em conjunto, algo ainda inviável em solo brasileiro por conta da pandemia do novo coronavírus.

A convocação reforça as chances de Sarah Menezes para seguir na briga pela classificação para os Jogos no Japão. Antes da pandemia, a piauiense estava atrás de Larissa Pimenta e Eleudis Valentim no ranking mundial - as duas também foram convocadas para os treinamentos.

- Agora estamos aguardando para fazer os exames, teste do Covid, sorologia... Para que possamos sair seguros e treinar de maneira segura e correta. Estou muito feliz pela convocação. É uma maneira de me manter em forma. Mesmo treinando em casa, é uma maneira diferente. E lá vamos estar com toda a estrutura do centro de treinamento, com os demais atletas, todos bem seguros, higienizados. Vamos conseguir treinar bem e não ficar tão preocupados com o nosso rendimento.

Enquanto aguarda os exames para a viagem, Sarah Menezes segue treinando em Teresina. Em março, ela trocou o apartamento no Rio de Janeiro por sua casa no Piauí, onde tem espaço para fazer suas atividades, inclusive com quimono. Dois atletas passaram a morar com a campeã olímpica para ajudá-la nos treinos.

A viagem está prevista para os dias 10 e 11 de julho, com retorno em 24 de agosto. As datas estão sujeitas a alterações por conta da pandemia. 

Os judocas passarão por uma série de exames e testes antes de deixarem o Brasil e terão de seguir as exigências do Governo de Portugal para entrarem e permanecerem treinando no país. Por isso, a primeira fase de treinos será somente entre brasileiros, em Rio Mar, sem contato com pessoas de fora da delegação. Só após esse isolamento, o grupo poderá treinar com a seleção portuguesa.

 

cidadeverde

Fotos: Staff Images/Flamengo