• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

Com a disponibilidade do streaming em diversos serviços e plataformas para além dos canais de TV por assinatura, o que não falta para o fã de esportes são opções de documentários e séries esportivas para assistir.

pipoca

Como não são muitas as produções do gênero que conseguem explorar como deveriam as histórias e lições que o esporte proporciona, destacamos três séries documentais históricas (de modalidades distintas) capazes de levar ao público o significado do esporte em diferentes visões, independentemente da modalidade em destaque.

All or Nothing: New Zealand All Blacks (2018)

Conhecida mundialmente como All Blacks, a seleção nacional de rúgbi da Nova Zelândia, um dos países de melhor qualidade de vida, é a mais bem-sucedida da modalidade no mundo. Sua representatividade no esporte global levou a Amazon Prime Video a produzir uma série documental de seis episódios sobre os All Blacks na temporada de 2017 — uma das mais difíceis para os neozelandeses em toda a história.

pipoca0001

“Jogadores da Nova Zelândia e a famosa dança Haka antes das partidas”.

Não precisa ser necessariamente um fã de rúgbi para assistir “All or Nothing: New Zealand All Blacks”. Além de mostrar um pouco da vida pessoal dos jogadores, a série não foca muito em detalhes técnicos do jogo e busca dimensionar o significado da seleção neozelandesa para o país, contrastando os resultados em campo com o impacto na imprensa.

Em um dos momentos marcantes da série os torcedores neozelandeses reclamam de falta de esforço dos jogadores após uma vitória de 36 a 10 sobre a Argentina, que é considerada uma boa seleção. Isso mostra um pouco da pressão que os jogadores da Nova Zelândia sofrem nas competições internacionais. Em muitas das vezes não basta apenas vencer: é preciso dominar o adversário e ganhar por 30 ou mais pontos de diferença.

Essa busca pela perfeição dos All Blacks é reflexo da personalidade do lendário treinador Steve Hansen, que teme pela perda da dinastia dos neozelandeses e faz tudo o que está ao seu alcance para que isso não aconteça.

Sunderland Até Morrer (2018)

O Sunderland não está entre os principais clubes do futebol inglês, mas tem uma das torcidas mais apaixonadas do Reino Unido e que jamais abandonou o time nos momentos mais difíceis de sua história.

pipoca02

“Stadium of Light, estádio do Sunderland”.

Lançada pela Netflix no Brasil e produzida pela Fulwell 73, “Sunderland Até Morrer” é uma série documental dividida em oito episódios que acompanha a luta da equipe inglesa para retornar à primeira divisão do futebol inglês na temporada 2017-2018.

A série é capaz de descrever a essência dos torcedores ingleses em geral, que estão acostumados a levar uma vida inteira de quase-vitórias de sua seleção nacional e mesmo assim não deixam de apoiar o time — independentemente da fase em que esteja.

Depois do sucesso mundial de crítica e público, foi confirmado pela Netflix o lançamento da segunda temporada de “Sunderland Até Morrer” para abril deste ano. A nova temporada se concentrará nos esforços de reconstrução do Sunderland na terceira divisão do futebol inglês, onde eles só passaram uma temporada em seus 140 anos de história.

Baseball: A Film By Ken Burns (1994-2010)

Produzida pelo premiado documentarista Ken Burns, este documentário conta a história do beisebol, um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, do Caribe e do oriente asiático.

Originalmente dividida em nove partes, cada episódio conta uma parte específica da trajetória do beisebol nos Estados Unidos. Tudo começa ainda no século XIX, com as origens do jogo em território estadunidense.

 

 “Jackie Robinson, um dos maiores jogadores de todos os tempos”.

Por se tratar de um documentário bem didático e detalhado com mais de 15 horas de duração, “Baseball: A Film By Ken Burns” é uma obra indicada também para quem não entende as regras da modalidade. Com muita precisão nos pormenores, a série documental tem um cunho muito explicativo que ajuda os leigos a entenderem o conteúdo explicitado.

Narrado pelo jornalista John Chancellor, este documentário é um enorme sucesso de crítica. No site IMDB, especializado em cinema e séries, a obra de Burns tem nota de 9,2/10 — uma das maiores entre as produções do audiovisual que retratam o esporte.