A técnica Pia Sundhage anunciou nesta terça-feira a lista de jogadoras convocadas para a disputa do Torneio Internacional da França, entre os dias 2 e 12 de março. Esse será o primeiro compromisso do ano, em que o Brasil terá como maior desafio os Jogos Olímpicos Tóquio-2020.
- Acho que todo time que vai para os Jogos Olímpicos vai para conquistar a medalha de ouro. Pelas jogadoras que nós temos, temos chance de ganhar. Mas está tudo muito nivelado - comentou a treinadora, em entrevista coletiva realizada na sede da CBF.
Formiga e Marta retornam ao grupo, depois de não serem chamadas na última convocação, de novembro do ano passado - fora de uma data Fifa. Outras atletas também não puderam ser convocadas. A atacante Cristiane, veterana importante da seleção, também foi lembrada.
Entre as 23 convocadas há duas estreantes: a defensora Jucinara e a goleira Natascha, que tem dupla nacionalidade (suíça e brasileira) e fez toda a sua formação na Europa. O grupo conta com dez atletas que atuam no Campeonato Brasileiro.
- Isso significa uma mudança. Nós tivemos diversas jogadoras na Europa e agora elas voltam para o Brasil. Todas as partidas são transmitidas atualmente, o que é muito importante para mim. Desta vez passei mais tempo visitando clubes do Brasil do que da Europa - afirmou Sundhage.
"Uma jogadora sozinha não faz a defesa. Pelos números que vimos aqui, é preciso um trabalho coletivo. A Jucinara é canhota e já teve experiência na seleção. Eu estou muito feliz com a convocação dela", disse Pia, sobre Jucinara
A lista de atletas convocadas
Goleiras
Aline - Tenerife (Espanha)
Bárbara - Avaí/Kindermann
Natascha - Paris FC (França)
Defensoras
Tamires - Corinthians
Letícia Santos - FF Frankfurt (Alemanha)
Jucinara - Levante UD (Espanha)
Bruna Benites - Internacional
Erika - Corinthians
Daiane - Tacón (Espanha)
Rafaelle - Changchun Dazhong (China)
Tayla - Santos
Meio-campistas
Thaisa - Tacón (Espanha)
Formiga - Paris Saint-Germain (França)
Luana - Paris Saint-Germain (França)
Andressinha - Corinthians
Andressa Alves - Roma (Itália)
Debinha - North Carolina Courage (Estados Unidos)
Aline Milene - Ferroviária
Duda - São Paulo
Atacantes
Cristiane - Santos
Ludmilla - Atlético de Madrid (Espanha)
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)
Geyse - Madrid CFF (Espanha)
Bia Zaneratto - Palmeiras
A competição em Calais e Valenciennes serve como um dos principais testes da seleção para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. As adversárias: França, responsável pela eliminação do Brasil nas oitavas de final da última Copa do Mundo; Holanda, vice do torneio disputado no ano passado; e Canadá, eliminada também nas oitavas de final.
4 de março - Brasil x Holanda - 15h
7 de março - Brasil x França - 17h
10 de março - Brasil x Canadá - 15h
Ainda sobre a preparação para Tóquio-2020, a seleção brasileira irá enfrentar a equipe dos Estados Unidos, atual campeã mundial, no dia 14 de abril. Antes disso, no dia 8, terá um amistoso contra a Costa Rica. As duas partidas serão nos respectivos países das seleções adversárias.
Haverá ainda outra data Fifa em junho, antes dos Jogos Olímpicos. A CBF negocia um amistoso com o Japão para esse período.
A comissão técnica teve uma agenda de observações "in loco" nos meses de janeiro e fevereiro na Europa. Houve o acompanhamento de treinos do Paris Saint-Germain, da França, do Benfica e do Sporting, de Portugal, do Deportivo Tenerife, da Espanha, e do Frankfurt, da Alemanha, além de jogos pelos campeonatos nacionais locais.
Desde que Pia Sundhage assumiu o comando da seleção feminina, em julho do ano passado, o Brasil obteve seis vitórias e dois empates. A equipe voltou ao top 10 do ranking da Fifa (9ª posição).
GE
Foto: Lucas Figueiredo/CBF