• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

timomA derrota por 2 a 1 para o Altos na rodada de estreia do Campeonato Piauiense irritou a diretoria do Timon-PI. E o Soberano emitiu nota oficial, no dia seguinte ao tropeço na 1ª rodada, para reforçar as críticas ao árbitro Diego da Silva Castro. O juiz expulsou três jogadores do clube e encerrou a partida aos 34 minutos do segundo tempo após dois atletas da equipe desabarem em campo sem condições físicas de continuar. No comunicado, a Águia informou que vai pedir o afastamento do árbitro de seus jogos no estadual e uma “avaliação de conduta” ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI). Diego ainda não se pronunciou publicamente. A súmula do jogo ainda não foi publicada pela Federação de Futebol do Piauí.

 

  • Lamentamos o ocorrido no estádio Felipão, na cidade de Altos, na estreia do Campeonato Piauiense 2020. Comunicamos também que o E.C. Timon vai entrar com duas representações contra o árbitro da partida na Federação de Futebol do Piauí nesta segunda-feira (20), às 16 horas. Uma solicitando à Comissão de Arbitragem para que não mais escale Diego Castro em partidas oficiais do clube, e outra ao Tribunal (de Justiça Desportiva, o TJD-PI) para que avalie a conduta do árbitro na partida de ontem – disse o clube por meio de nota.

  • O jogo estava empatado em 1 a 1 quando os primeiros cartões foram aplicados. Klenisson, autor de um dos gols do Altos, sofreu dura falta de Bibiu e sofreu uma trombada de Oseias. A dupla do Timon-PI recebeu vermelho direito.

Depois da virada do Jacaré com Leandro Amorim, nova expulsão: aos 20 minutos do segundo tempo, o zagueiro Tonhão, do Timon-PI, também foi punido após fazer falta no atacante Janio. Aos 27, Vitinho e Rômulo desabaram no gramado, saíram de maca e não voltaram mais. Com seis jogadores, o árbitro acabou o confronto antes da hora.

 

O clube segue no objetivo de sempre preservar a integridade física dos atletas dentro do campo de jogo e buscando a cada dia uma competição mais justa. O presidente estará presente para prestar maiores esclarecimentos sobre as ações e sobre o ocorrido na tarde de ontem. Diego Castro, que expulsou indevidamente tanto jogadores do A.A Altos como do E.C. Timon durante o tempo regulamentar, agiu de forma leviana com relação à lesão do centroavante do E.C Timon – acusou o clube.


A Federação de Futebol do Piauí informou que aguarda a súmula do jogo para fazer o relatório que será encaminhar ao TJD-PI.

Em caso de insuficiência técnica, quando uma equipe ficar com menos de sete jogadores em campo, o regulamento do Piauiense prega que "a equipe adversária será declarada vencedora da partida, aplicando-se, para tal situação, quanto ao escore, o previsto no Art. 31 do Código Disciplinar da FIFA: o adversário será declarado vencedor pelo placar de três a zero ou pelo placar do momento da suspensão, prevalecendo o correspondente à maior diferença de gols".

Veja como ficou a tabela do Piauiense após a 1ª rodada

LEIA A NOTA OFICIAL DO TIMON
“Lamentamos o ocorrido no estádio Felipão, na cidade de Altos, na estreia do Campeonato Piauiense 2020. Comunicamos também que o E.C. Timon vai entrar com duas representações contra o árbitro da partida na Federação de Futebol do Piauí nesta segunda-feira (20), às 16 horas. Uma solicitando à Comissão de Arbitragem para que não mais escale Diego Castro em partidas oficiais do clube, e outra ao Tribunal (de Justiça Desportiva, o TJD-PI) para que avalie a conduta do árbitro na partida de ontem.

O clube segue no objetivo de sempre preservar a integridade física dos atletas dentro do campo de jogo e buscando a cada dia uma competição mais justa. O presidente estará presente para prestar maiores esclarecimentos sobre as ações e sobre o ocorrido na tarde de ontem. Diego Castro, que expulsou indevidamente tanto jogadores do A.A Altos como do E.C. Timon durante o tempo regulamentar, agiu de forma leviana com relação à lesão do centroavante do E.C Timon.

O protocolo de encerramento do jogo se deu através do árbitro!

Fatos:

1 - O atleta Dênis, lesionado em campo, passou cerca de 10 min para receber atendimento médico, por falta de cuidados do árbitro da partida, que, além de deixar o jogo seguir, sequer foi até o atacante conferir a gravidade da lesão; o agressor adversário levou apenas amarelo e o atacante do Timon-PI saiu não só desse jogo, mas segue sem previsão de retornar aos gramados.

2 - O árbitro Diego Castro, em um erro de jogo, ao não advertir com cartão amarelo um atleta do Altos por jogada violenta, na sequência do lance deu o primeiro amarelo ao zagueiro Tonhão por reclamação.

3 - Já no segundo tempo da partida, Diego Castro expulsa dois atletas do Timon de forma errada, em uma mesma jogada, após apenas um deles cometer falta, que foi grave, mas bem distante da primeira aplicada por Jânio, que tirou o centroavante do Timon do jogo - o time foi muito prejudicado.

4 - Minutos depois, Diego Castro dá o segundo amarelo para Tonhão, que, mesmo de forma correta, acaba expulsando um jogador que não deveria ter recebido o primeiro cartão.

5 - Em seguida, em um lance que muito pareceu uma compensação, Xilu do Altos foi expulso, lance que não se configurava nem ao menos como falta.

6 - Atletas do clube chegam à exaustão e lesão por jogarem com 3 jogadores a menos em campo durante cerca de 20 minutos, e dois deles, Romulo e Vitinho, não suportaram as dores; Diego pede insistentemente para que os atletas voltem a campo para continuar a partida, mas, cumprindo o protocolo do jogo, interrompe com 34 (trinta e quatro) minutos do segundo tempo.

Assessoria do E.C. Timon."

 

GE PI

Foto: Renan Morais/GloboEsporte.com