A seleção brasileira sub-23 está convocada para o torneio Pré-Olímpico de 2020, na Colômbia. O técnico André Jardine divulgou a lista dos 23 nomes que tentarão classificar o Brasil para Tóquio 2020 com Reinier, Antony, Douglas Luiz e Martinelli, conforme divulgado no último domingo pelo GloboEsporte.com. O Pré-Olímpico será disputado entre 18 de janeiro e 9 de fevereiro e apontará os dois representantes da América do Sul nos Jogos Olímpicos.
A lista final precisa ser entregue à Conmebol até o dia 27 de dezembro.
Até o dia 3 de janeiro podem ser feitas cinco mudanças, independentemente do motivo.
Jardine tem a difícil tarefa de conseguir a liberação dos jogadores - a competição não ocorre em data Fifa. Os casos mais complicados são de Douglas Luiz, Wendel, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha e Paulinho, que defendem equipes europeias. Todos precisam de negociações com os clubes. Além do caso de Reinier, do Flamengo, que teria férias encurtadas caso se apresente no dia 3 de janeiro, junto com os demais convocados na Granja Comary.
"São três lados. Nosso lado, do atleta e do clube. Falei especialmente sobre os atletas, porque sentimos eles envolvidos e comprometidos. Querendo vir. Muitos enfrentando dentro do clube certo desgaste", comentou o técnico.
– (Os jogadores) Têm deixado claro com seus clubes que querem estar aqui, querem participar do projeto. Lado dos clubes é o terceiro. Tem interesses, competições, existe a colisão de interesse, de jogos. Temos tentado contar com bom senso de todos. O Pré-Olímpico não atinge número grande de jogos. Pega antes e início dos estaduais. Na Europa pega alguns jogos. Alguns tiveram que pensar bastante, ainda pensam, a gente tem que defender com unhas e dentes e temos contado com jogadores. Quão grande é o projeto e ter seleção forte – completou o treinador.
O caso de Reinier é outro que precisa de retorno do Flamengo. O jovem meia-atacante do Rubro-Negro está no Mundial de Clubes e não vai ter 30 dias de férias caso se apresente no dia estabelecido pela CBF. Mais jovem do grupo, ele foi convocado para o Mundial Sub-17 em setembro, mas não se apresentou na data combinada entre Flamengo e a seleção brasileira e foi substituído.
A programação inicial era divulgar os convocados na sexta-feira, mas foi adiada. O motivo: últimas negociações com os clubes de jogadores, principalmente no futebol europeu.
O Brasil estreia no Pré-Olímpico contra o Peru, no dia 19 de janeiro, em Armênia, na Colômbia. A seleção de André Jardine está no Grupo B, que tem Paraguai, Bolívia e Uruguai, além dos peruanos. Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, que definirá os dois classificados para os Jogos Olímpicos.
Os nomes dos convocados
Goleiros
Cleiton (Atlético-MG)
Ivan (Ponte Preta)
Phelipe (Grêmio)
Laterais direito
Emerson (Betis)
Guga (Atlético-MG)
Laterais esquerdo
Ayrton Lucas (Spartk)
Caio Henrique (Fluminense)
Zagueiros
Gabriel (Lilie)
Ibañez (Atalanta)
Robson Bambu (Athletico-PR)
Walce (São Paulo)
Meio-campistas
Bruno Guimarães (Athletico-PR)
Douglas Luiz (Aston Vila)
Igor Gomes (São Paulo)
Matheus Henrique (Grêmio)
Reinier (Flamengo)
Wendel (Sporting)
Atacantes
Antony (São Paulo)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Matheus Cunha (Leipzig)
Paulinho (Bayer Leverkusen)
Pedrinho (Corinthians)
Yuri Alberto (Santos)
GE