• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

mariapiaA técnica Pia Sundhage anunciou nesta quarta-feira as jogadoras convocadas para um período de treinamentos na Granja Comary de 2 a 15 de dezembro em preparação aos amistosos contra o México nos dias 12 de dezembro, na Arena Corinthians, e 15, na Fonte Luminosa, em Araraquara. As atletas se apresentam no próximo dia 2. Sobre a ausência de Marta, que está em férias da temporada com o Orlando Pride, a treinadora ressaltou que a camisa 10 precisa de um descanso dos gramados até mesmo para exercer suas atividades extras que, como ela citou, inspiram muitas jovens pelo muito.

- Ela tem um calendário cheio e e esteve ocupada com diferentes coisas. Ao invés de vir, nós mudamos o calendário. Ela precisa de um descanso. Está em diversos lugares. E ela faz um ótimo trabalho em ser um modelo para as jovens jogadoras. Conversamos e disse fique em casa e descanse e volte renovada no próximo ano. Ela é madura o bastante para saber o que é melhor para ela - disse Pia.

A treinadora informou também a razão da ausência da titular do gol, Barbara, que tem compromissos em sua faculdade de Enfermagem.

- Ela é uma mulher e quer ser enfermeira e quem sabe médica. Ela tem provas agora em dezembro. Então ela não conseguiu ir. Essa é a realidade de algumas mulheres que jogam futebol. Com isso, outras goleiras receberam chance nesse período de treinos. A razão por eu mencionar Barbara é porque ela é atualmente a goleira titular - afirmou Pia, que também falou dos casos de Tayla e kathellen, que não têm atuado pelos seus clubes e pediram para serem liberadas para os treinos com o Brasil.

Desejada pelos torcedores da seleção brasileira, Pardal, zagueira titular do Corinthians, campeão da Libertadores e Paulista neste ano, não foi chamada mais uma vez. Questionada sobre a ausência, Pia limitou-se a dizer que não fala sobre as atletas não presentes na lista e disse que, se ela continuar em alto nível, pode ser chamada no próximo ano.

- Não sou fã de falar de jogadoras que não chamei. Estamos sempre analisando e se ela continuar jogando bem pode ser chamada no próximo ano – afirmou sobre Pardal.

Em relação à defesa, ainda alvo de críticas, Pia disse que vê uma evolução, mas ainda não está satisfeita. Segundo ela, é preciso uma defesa forte, pois isso faz um ataque melhor. Ela ressalta que o Brasil não pode correr atrás da bola e precisa tê-la. A comandante comentou também sobre a presença de Gabi Zanotti. Ela afirmou que está curiosa para ver a atuação da meia em um outro ritmo de jogo.

- Gabi foi chamada porque eu acho que ela foi a melhor jogadora que eu vi na última final (Paulista). Ela é uma ótima meia. Agora, temos uma diferença. Minha assistente viu PSG com Formiga contra o Lyon e a velocidade do jogo é mais veloz. Então estou muito curiosa se Gabi pode jogar assim. Ela lê bem o jogo e é boa jogadora. Agora, se ela é boa, levarei ela até as Olimpíadas porque não olho a idade e sim o agora - disse.

 

Como o período não faz parte da data Fifa, apenas as jogadoras que não estiverem com calendário oficial pelos seus clubes serão chamadas. Atletas que jogam na Europa estão vetadas. Vale lembrar que o próximo período Fifa será em 13 de janeiro, quando também há a fase final das disputas da eliminatórias aos Jogos Olímpicos por AFC e Concacaf. Em razão do calendário, a lista contou com diversas atletas que atuam no país. O presidente da CBF, Rogerio Caboblo, fez questão de ressaltar que os locais das partidas amistosas foram escolhidos para enaltecer as equipes que se destacam no cenário feminino nacional, Ferroviária e Corinthians.

Veja a lista de convocadas:

GOLEIRAS
Letícia (Corinthians)
Luciana (Ferroviária)
Carla Maria (São Paulo)
Gabrielli (Flamengo)

DEFENSORAS

Tamires (Corinthians)
Fernanda (Flamengo)
Erika (Corinthians)
Rafaelle (Changchun)
Bruna Benites (Internacional)
Tayla
Kathellen (Bordeaux)
Isabella (Palmeiras)
Giovana (Avaldsnes)
Bruna (Avaí-Kindermann)

MEIAS
Fabiana (Inter)
Luana (Jeonbuk)
Gabi Zanotti (Corinthians)
Aline Milene (Ferroviária)
Debinha (North Carolina Courage)
Poliana (São José)
Andressinha (Portland Thorns)
Chu (Changchun)

ATACANTES
Cristiane (São Paulo)
Millene (Corinthians)
Victoria (Corinthians)
Duda (Avaldnes)
Beatriz (Incheon Hyundai)

 

GE 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF