• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

abelaoA vitória do Fluminense contra o CSA na última segunda-feira (25) complicou ainda mais a situação do Cruzeiro na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com o resultado no fechamento da 34ª rodada, o time mineiro viu o risco de queda para a Série B aumentar para 50%, segundo números do site “FiveThirtyEight”.

Projeções FiveThirtyEight
Parceiro da ESPN, o site FiveThirtyEight traz uma série de análises políticas, sociais, culturais e esportivas, sempre baseadas em estatísticas e dados matemáticos.

Em futebol, o destaque fica para as previsões, baseadas em uma série de combinações matemáticas (clique para entender a metodologia, em inglês), atualizadas ao fim de cada partida.

No Brasileirão, é possível acompanhar classificação atual, projeções para o fim do campeonato e, na aba "jogos", as expectativas de cada partida.

As projeções do site parceiro da ESPN e especializado em cálculos de probabilidade mostram um cenário complicado para o Cruzeiro. A equipe está entre as quatro com mais chance de terminar a competição na zona de rebaixamento – ao lado de Avaí (já rebaixado), CSA e Chapecoense, com risco mais de 99% cada. Veja a classificação atualizada do Brasileirão.

O Fluminense foi o time que mais “respirou” ao término da rodada. O risco diminuiu de 24% para 11% depois do triunfo na segunda-feira. Botafogo e Ceará possuem, respectivamente, 11% e 28% de risco.

Outros times ainda aparecem na conta, mas com chances quase remotas. Atlético-MG (1%), além de Bahia, Vasco, Goiás e Fortaleza (menos de 1% cada).

 

Chances Rebaixamento Brasileiro

Fonte: FiveThirtyEight

TIMESPONTOSCHANCES DE QUEDA
 Bahia 44 <1%
 Goiás 46 <1%
 Vasco 44 <1%
 Fortaleza 43 <1%
 Atlético-MG 41 1%
 Fluminense 38 11%
 Botafogo 39 11%
 Ceará 37 28%
 Cruzeiro 36 50%
 Chapecoense 28 >99%
 CSA 29 >99%
 Avaí 18 já rebaixado

Espn