• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

felipeluisFilipe Luís chegou ao Ninho do Urubu pela primeira vez nesta quinta e, no dia seguinte, mais precisamente no início da tarde desta sexta-feira, foi apresentado no CT do Flamengo, clube no qual assinou um vínculo até dezembro de 2021.

- Foram conversas interessantes e intensas. Não foi questão financeira, poderia ter ficado na Europa. Foi o desafio de entrar para a história do Flamengo. Pouca gente tem essa chance. E hoje o Flamengo nos proporciona isso. Tem que ser um pensamento de todos os flamenguistas: o Flamengo tem que estar em primeiro lugar. Hoje é um grande dia para mim.

- Foi uma decisão muito difícil, depois de 15 anos na Europa. Tinha a possibilidade de continuar. Mas quando o Flamengo liga balança, é diferente. Minha família está aqui e entende e sabe o que o Flamengo significa para mim. É um sonho. Só foi possível porque hoje o Flamengo tem esse projeto de grandeza, de lutar por todos os títulos. Não sou o salvador da pátria, mas vim para ajudar. Com a nação do nosso lado tenho certeza que vamos conquistar títulos importantes - completou Filipe, que estava junto à esposa, filhos e os empresários Sávio e Guilherme Siqueira.

Aos 33 anos, Filipe Luís teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF minutos antes de sua apresentação. Com isso, passa a estar apto para estrear. No entanto, ele disse que ainda precisa ser melhor avaliado fisicamente pela comissão técnica. Ou seja, pregou cautela.
A cautela, contudo, ficou de lado quando o assunto era Neymar e Diego Costa, que estão no imaginário do torcedor rubro-negro.

- O Neymar é um cara 10. Ele torce para o Flamengo, hein. Mas acho difícil, né? (olhando para Marcos Braz). Outro que vem daqui a uns anos é o Diego Costa. Já falei com ele - comentou, ouvindo o seguinte de Braz:

- Você não sabe o problema que me arrumou (risos)...

CONFIRA OUTROS TRECHOS DA APRESENTAÇÃO

MEMÓRIAS DE TORCEDOR

- O cara que mais segui no Flamengo foi o Athirson, o jeito que jogava e conduzia a bola. Até tentava imitar. Mas o que mais me marcou foi o gol do Pet, contra o Vasco, no Carioca. Momento mais emocionante que vivi.

MENSAGEM DENTRO DE CAMPO

- Entendo o lado do torcedor, ansiedade, querendo uma resposta rápida. A minha mensagem que posso passar é dentro de campo. Se eu mostrar que estou bem, quero ajudar e vou dar a minha vida pelo Flamengo, o torcedor estará ao meu lado.

VOLTA AO BRASIL

- Sei que a adaptação não será fácil. Até desanimei um pouco durante a Copa América por conta dos gramados. Mas venho para encarar qualquer situação. Venho para ajudar com a experiência que adquiri lá fora.
NINHO DO URUBU

- CT do Flamengo com certeza é de padrão europeu. Poucos clubes na Europa tem um centro de treinamento como esse.

JORGE JESUS

- Enfrentei o Jorge (Jesus) duas vezes na Europa.. É um cara que controla o jogo. Será um prazer trabalhar com ele. Vai entrar na minha lista de grandes treinadores. Vou aprender com ele para estar pronto quando eu vier treinar o Flamengo.

JOGO CONTRA O EMELEC

- O time está querendo muito. Precisamos da Nação ao nosso lado. Conversei com muitos jogadores. Todo mundo vai dar a vida para reverter a situação na Libertadores. Já vimos isso várias vezes na Champions. Por que não seria possível aqui?

FOTO COMO TORCEDOR MIRIM

- Em relação a foto de infância (com a camisa do Flamengo), foi espontânea. É fácil quando você é torcedor do clube, ama o clube. Não foi coisa do meu staff. Sou autêntico, faço as coisas com o coração.

'DIEGO É UM CARA ESPECIAL'

- Diego (Ribas) é um cara especial. Nunca paramos de falar. Tive a mesma lesão igual em 2010. Incrível, logo no dia que eu chego. Coisas do destino. Mas tenho certeza que ele é o cara mais preparado do elenco para superar essa lesão. Cara muito forte. Que ele se recupere logo.

ESPOSA QUIS VIR

- Conversamos muito. O poder de convencimento desses caras é impressionante. (Braz e Spindel). Conversei com a minha esposa, e ela falou que iríamos para um lugar que realmente me queriam, onde vou me sentir importante e querido. Isso faz toda diferença. Minha esposa é que queria vir para cá (rs). Eu é que não queria no início, queria jogar na Champions. Mas hoje ver o meu filho com a camisa do Flamengo me enche os olhos. Hoje a decisão é 100% que eu pensei, fiz a decisão correta.

MAIS SOBRE FILIPE LUÍS

Filipe Luís está na Europa desde a temporada 2004/05, quando deixou o Figueirense rumo ao Ajax. Já na temporada seguinte, o lateral iniciou a sua trajetória no futebol espanhol, indo para o Real Madrid B - por empréstimo. Em seguida, rumou para Deportivo la Coruña e Atlético de Madrid. Pelos Colchoneros, fez muito sucesso e deu uma pausa quando, em 2014, foi parar no Chelsea, porém logo retornou para o clube da capital espanhola.

Agora, com 33 anos, status de titular da Seleção Brasileira e recém-vencedor da Copa América, Filipe Luís chega para ser o dono da lateral esquerda do Flamengo, que, atualmente, conta com Renê e Trauco. Da dupla que já estava no Rubro-Negro, o peruano é quem tem a situação indefinida, já que só possui vínculo até o fim deste ano e, de acordo com seu empresário, há clubes interessados em contar com ele. O Flamengo não recebeu qualquer proposta.

 

lançe

Foto: divulgação