• roma.png
  • vamol.jpg

Jorge Jesus esteve no Maracanã na noite da última segunda-feira. Com certeza se animou por ver Suárez e Cavani juntos na vitória por 1 a 0 do Uruguai sobre o Chile, pela Copa América. E certamente isso aumentou sua vontade de ver o Flamengo se reforçar com um atacante de referência. Ou como se diz em Portugal, um “ponta de lança”.

Por isso, a diretoria estabeleceu essa como a prioridade no momento em relação às contratações, embora também aconteçam conversas para reforçar zaga, lateral e meio de campo. A ideia é reforçar todos os setores. Mas, se por questões financeiras for necessário priorizar uma posição, o primeiro objetivo é atender ao pedido do português.

Com a negociação de Uribe para o Santos, o Flamengo tem um jogador a menos na posição. Além disso, os primeiros treinos indicaram que Jorge Jesus não vê Gabigol como esse ponta de lança. Dessa forma, a diretoria está no mercado em busca de alguns nomes sugeridos pelo português. As características são bem claras: um atacante acostumado a fazer gols e que seja uma referência na frente, mas ao mesmo tempo tenha mobilidade e explosão.

Jorge Jesus apresentou alguns nomes, mas não tem se mostrado intransigente. O treinador está ciente que a situação financeira do Flamengo é boa, mas não sobra dinheiro. Por isso, colocou mais de uma opção por posição na mesa. Quase todos jogadores atuam no exterior, sejam eles brasileiros ou não.

Consultas por Duván Zapata e Pedro
Um dos nomes da lista também está na Copa América, mas vem da Colômbia. Duván Zapata, de 28 anos, marcou dois gols na primeira fase e tem as qualidades desejadas por Jorge Jesus. No entanto, o jogador da Atalanta, da Itália, tem valor de mercado estimado em 40 milhões de euros (cerca de R$ 170 milhões), de acordo com o site Transfermarkt, o que inviabiliza o negócio.

Outro atacante que teve a situação avaliada foi Pedro, do Fluminense, informação do Lance, confirmada pelo GloboEsporte.com. O interesse, no entanto, não passou de sondagem. O Flamengo não acredita que o Tricolor aceite negociar um de seus principais jogadores com um rival no momento, especialmente após a recente posse recente da nova diretoria nas Laranjeiras.

O Flamengo também tem conversas em andamento para outras posições. Filipe Luis é uma delas, embora a demora pela resposta tenha deixado a diretoria rubro-negra pessimista. Guilherma Arana, brasileiro do Sevilla, também segue no radar. O clube ainda busca um zagueiro e abriu tratativas com Jemerson. Embora saiba que o ideal fosse que os reforços se apresentassem o quanto antes, o Rubro-Negro prega paciência para não se precipitar.

Histórico de sucesso com "pontas de lança"

Em seus recentes trabalhos, Jorge Jesus utilizou com frequência os “pontas de lança”, que tiveram bom desempenho no Campeonato Português. Todos com as características do atleta buscado agora pelo Flamengo. Por exemplo, em seu primeiro trabalho no Benfica (temporada 2009/10), o treinador conquistou o título tendo Óscar Cardozo como artilheiro da competição (26 gols). O paraguaio, que está no Brasil disputando a Copa América, tem hoje 36 anos e defende o Libertad.


No terceiro título conquistado pelo Benfica (na temporada 2014/15), Jorge Jesus utilizou os brasileiros Jonas e Lima. Eles ficaram respectivamente em segundo (20 gols) e terceiro lugar (19) na tabela de artilheiros.

Quando passou a treinar o Sporting, Jorge Jesus não conquistou o título nacional. No entanto, os centroavantes continuaram em destaque. Em 2016, o argelino Slimani foi o vice-artilheiro com 27 gols. No ano seguinte foi a vez de o holandês Bas Dost ser o máximo goleador do Campeonato Português com 34 gols.

 

GE