• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Conmebol vai abrir, nos próximos dias, o processo de candidatura para cidades interessadas em receber as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana a partir de 2020. Neste ano, em que estreia o formato com final em partida única, as decisões serão em Santiago (Libertadores) e Lima (Sul-Americana). Após estipular as regras para as candidaturas, a Conmebol deve levar mais alguns meses até decidir onde serão disputadas as finais de 2020.

Ainda não há candidaturas oficiais, mas o Rio de Janeiro já manifestou formalmente para a Conmebol o desejo de abrigar a final da Libertadores do ano que vem. A julgar pelos acontecimentos recentes, o Rio terá muita concorrência.


No ano passado, a Libertadores foi decidida em Madri, como consequência do atentado sofrido pelo ônibus do Boca Juniors no caminho para o estádio do River Plate -- onde deveria ter acontecido a partida de volta da última final em dois jogos da história do torneio.

Mas antes que a capital fosse escolhida, a Conmebol recebeu uma grande quantidade de propostas, tanto da América do Sul quanto de fora. As mais concretas, segundo o GloboEsporte.com ouviu de dirigentes da confederação, foram as de Medellín, Assunção e Belo Horizonte.

Este é um dos assuntos que serão tratados na reunião do Conselho da Conmebol, nesta quarta-feira, em Miami. Nesta semana, a cidade americana também recebe o Conselho da Fifa, que discute mudanças importantes no calendário do futebol mundial -- como o novo Mundial de Clubes e a possibilidade de ampliar de 32 para 48 o número de participantes da Copa do Mundo do Catar, em 2022.

A Copa América de 2020 também está na pauta da Conmebol. A edição de 2019, a ser organizada pelo Brasil, será a última disputada em anos ímpares. Depois disso, o torneio de seleções da América do Sul vai ocorrer sempre de maneira paralela à Euro: a cada quatro anos, nos pares entre as Copas do Mundo. Ou seja: em 2020, 2024, 2028, 2032...

A Conmebol recebeu (e recusou) um convite da US Soccer para disputar um torneio continental organizado nos EUA em 2020, nos mesmos moldes da Copa América Centenário de 2016. A entidade sul-americana, então, convidou os EUA e o México para participar da Copa América em 2020 -- e este convite também foi recusado.

Para 2019, a Conmebol tinha planos ousados que nunca se concretizaram: a ideia inicial era ter a presença de Portugal e Espanha, México e EUA e mais dois convidados da Ásia. Os europeus e os norte-americanos não puderam (ou não quiseram) disputar o torneio no Brasil, e a saída encontrada foi organizar a Copa América com os 10 países da América do Sul e mais Japão e Catar como convidados.

 

GE