Numa disputa realizada em Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande, nos dias 20 e 21 de outubro, o lutador piauiense Rafael França conquistou o primeiro título do estado no Campeonato Brasileiro de Muay Thai 2018, na categoria até 67 kg.
Rafael enfrentou dez atletas de todo o Brasil. Entre os favoritos, estavam os representantes do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, e o anfitrião do Mato Grosso do Sul.
O piauiense se sagrou campeão brasileiro de Muay Thai em uma série de combates nada fáceis. No primeiro dia, França teve sua luta inicial contra o atleta da casa e venceu por decisão dividida dos juízes. Na segunda e terceira lutas, válidas pelas semi e final, Rafael enfrentou dois atletas do Ceará, vencendo por decisão unânime dos árbitros e nocaute técnico, respectivamente.
Com a conquista, França se classificou para o Mundial de Muay Thai, em Bangkok na Tailândia, que será em março de 2019.
Agora, ele está focado na preparação para o mundial, onde irá se integrar à delegação do Brasil da competição. Rafael falou da sua expectativa com a conquista da medalha na Tailândia, e disse que 'não só pretende, como trará na sua bagagem um feito jamais realizado por alguém do nosso estado'.
"A expectativa continua a mesma, focado no único objetivo de trazer esse primeiro, e único título mundial para nosso estado, pois nosso estado vem se destacando na modalidade e a referência disso é o que está acontecendo agora comigo. Tendo essa oportunidade única de poder fazer o certo sem atalhos apenas conquistando cada degrau. Sou o único piauiense a conquistar essa vaga para representar o Brasil, ninguém e nenhum outro poderá lutar o mundial pelo Brasil somente eu", afirmou.
"Estou pronto e preparado para trazer nosso título eu vou lá apenas buscar o que é nosso. Tenho praticamente cinco meses para continuar minha preparação e focar nesse objetivo, porém tenho mais uma luta a vencer que é a captação de recursos para essa viagem, preciso de patrocinadores que me apoiem para que essa realidade possa se tornar ainda mais real", concluiu Rafael.
180graus