Não será desta vez que um dos clubes pequenos voltará a soltar o grito de campeão carioca, algo que não acontece desde 1966, quando o Bangu levantou o caneco. Com o empate por 1x1 entre Fluminense e Flamengo nesta quinta-feira, o Rubro-Negro foi eliminado da Taça Rio e tirou qualquer possibilidade do Boavista, equipe que ainda estava na disputa, de conquistar o título.
Isto só seria possível porque o regulamento do Carioca deste ano prevê que, caso um mesmo time conquiste os dois turnos, ele avança direto para a decisão do campeonato e um "novo torneio" é formado pelos quatro melhores colocados na classificação geral.
Ou seja, se o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, também tivesse conquistado a Taça Rio, Fluminense, Vasco, Botafogo e Boavista formariam um mini "torneio" para definir o adversário do Rubro-Negro.
O gestor do Boavista, João Paulo Magalhães, chegou a declarar torcida pelo Flamengo em entrevista recente ao GloboEsporte.com.
- Vamos continuar treinando. Se o Flamengo ganhar a Taça Rio, nós entramos. Tem uma luz no fim do túnel - declarou o dirigente na ocasião.
Agora, com a queda do Fla, o Boavista só voltará a campo para a disputa da Copa Rio, que terá início no segundo semestre deste ano. Com a boa campanha no Carioca deste ano, o Verdão garantiu vaga na Série D do Brasileiro da próxima temporada.
GE
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo