Melhores primeiros colocados da Libertadores 2014, Vélez Sarsfield, Grêmio, Santos Laguna e Atlético-MG foram todos surpreendidos e perderam seus jogos de ida pelas oitavas da competição. A "maldição", portanto, volta a ocorrer exatamente uma década depois, já que, em 2004, as melhores equipes do torneio também iniciaram a segunda fase com quatro derrotas.
Há 10 anos, os quatro melhores da Libertadores foram Santos, São Paulo, Cruzeiro e América-MEX. Todos perderam a partida de ida na segunda fase: a equipe da Baixada caiu para a LDU por 4 a 2; o tricolor paulista foi derrotado pelo Rosario Central por 1 a 0; os mineiros foram vencidos pelo Deportivo Cali e os mexicanos perderam para o São Caetano por 2 a 1.
Já neste ano, o Vélez perdeu para o Nacional-PAR por 1 a 0; o Grêmio caiu para o San Lorenzo também por 1 a 0; o Santos Laguna apanhou do Lanús por 2 a 1 e o Atlético-MG foi derrotado pelo Atlético Nacional por 1 a 0.
A equipe mexicana, inclusive, perdeu novamente para os argentinos, desta vez por 2 a 0, e já foi eliminada.
Na Libertadores-2004, aliás, três dos quatro conseguiram reverter a derrota na ida, mas só dois conseguiram a classificação para a próxima fase. O São Paulo devolveu o 1 a 0 no Rosario Central e passou nos pênaltis, enquanto o Santos bateu a LDU por 2 a 0 e também avançou nas penalidades.
Já o Cruzeiro ganhou do Deportivo Cali por 2 a 1, mas foi eliminado nos pênaltis, enquanto o América-MEX empatou por 1 a 1 com o São Caetano e caiu fora.
Outros anos ruins
Começar mal as oitavas não é novidade para os quatro primeiros colocados da Libertadores. Desde que o torneio passou a ter oito grupos, na edição de 2000, é bastante comum que os times que mais pontuaram na primeira fase não iniciem tão bem os mata-matas.
Em 2000, por exemplo, ninguém venceu: América de Cali, Atlético-PR e Corinthians perderam, enquanto o Boca Juniors empatou. Já em 2005, River Plate e Santos perderam, enquanto Boca e Tigre empataram. 2012 também foi ano ruim: Santos e Universidad de Chile caíram, enquanto Fluminense e Corinthians empataram.
O melhor ano para os quatro primeiros foi 2001, quanto Vasco, Cruzeiro e Boca Juniors ganharam, e só o Palmeiras perdeu.
Espn