Após semanas de expectativa, a Fifa confirmou nesta terça-feira que a cidade de Curitiba será uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, afirmou que a Arena da Baixada está mantida para o Mundial e avisou que a expectativa é de que o estádio receba seus primeiros testes entre o fim de março e o começo de abril, para que esteja completamente entregue em 15 de maio.
"Sim, Curitiba será uma das doze sedes. Demos um prazo e conferimos o que foi feito. Curitiba com certeza apresenta atrasos, mas nas últimas semanas todos vêm trabalhando muito. Graças à equipe do COL e o apoio da Fifa, é um trabalho conjunto com o prefeito, que vem trabalhando, dando o apoio necessário", afirmou Valcke no resort Costão do Santinho, onde será realizado, a partir desta quarta-feira, o seminário técnico da Fifa.
"A data de entrega não vai ser amanhã, será em torno do dia 15 de maio. Mas é importante entender que vamos trabalhar em Curitiba em instalações temporárias dentro do necessário para ter o estado pronto. Em 15 de maio, o estádio estará pronto. Até o final de março, começo de abril, faremos os primeiros testes", acrescentou.
Em 21 de janeiro, o dirigente fez visita à Arena da Baixada e deu prazo até esta terça para que a sede demonstrasse avanços significativos, o que ocorreu. "A situação atual do estádio não é do nosso agrado. Não está apenas muito atrasado, foge a qualquer bom cronograma de entrega para o uso na Copa do Mundo", afirmou Valcke na época.
O diretor de Operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, afirmou que o estádio de Curitiba deve passar por testes no próximo mês de abril. Ele voltou a destacar que o tempo para a capital paranaense é extremamente curto. “Como o Jérôme explicou, a cidade só permaneceu como sede devido às garantias apresentadas e pelo avanço verificado nas últimas semanas”, afirmou. “Mas reiteramos que o tempo é curto”.
Trade também comentou a questão de estruturas complementares que estavam sendo questionadas na construção do Beira Rio, em Porto Alegre. Ele mostrou imagens do estádio de Berlim, na Alemanha, em uso para jogos da Copa de 2006 e em jogos posteriores, pelo Campeonato Alemão. “As estruturas adicionais são necessárias para dar condições de trabalho à vocês, da imprensa”, afirmou.
O secretário executivo do COL, Luís Fernandes, destacou que a intensificação do ritmo da obra foi possível com a ampliação do número de trabalhadores e criação de um terceiro turno. Ele citou que gramado, cadeiras e outras estruturas estariam finalizados. “Houve avanços visíveis e esperamos que agora não exista relaxamento”, disse. “Os maiores problemas era da ordem de fluxo de caixa na obra. Paraná, via banco de desenvolvimento, liberou R$ 38 milhões para mantermos o ritmo da obra e conseguirmos uma garantia para a conclusão.”
Hacker?
A informação da permanência de Curitiba foi "vazada" antes da entrevista de Valcke pelo Twitter do próprio dirigente. Incomodado com a situação, o secretário-geral da Fifa ironizou que um "hacker" invadiu seu perfil para dar a notícia antes do pronunciamento.
"Curitiba reconfirmada como sede da #Copa2014, com base nas garantias financeiras, compromisso de todas as partes & progresso feito", disse o Twitter de Valcke. "Será uma corrida apertada contra o tempo & o esforço coletivo de todas as partes envolvidas em Curitiba deve continuar em ritmo forte", completou.
Terra