Com um jogador a menos desde os 12 minutos do primeiro tempo, o Flamengo foi valente, mas acabou derrotado por 2 a 1 pelo León, na primeira partida do Grupo 7 da Copa Libertadores-2014, nessa quarta-feira no México.
O León abriu o placar com o argentino Mauro Boselli de pênalti, logo aos 30 minutos de jogo, mas Cáceres aproveitou uma cobrança de falta de Elano para empatar de cabeça aos 42. No segundo tempo, Arizala deu a vitória para a 'Esmeralda', aos 22.
Quando a partida ainda estava empatada em 1-1, Felipe defendeu uma cavadinha de Boselli em outra cobrança de pênalti, mas o Flamengo não teve forças para segurar a igualdade e acabou derrotado.
Com a vitória e os primeiros três pontos no Grupo, os mexicanos assumiram a liderança da chave, que ainda conta com o Emelec, do Equador, e o Bolívar, da Bolívia, que se enfrentam na sexta-feira em Guayaquil, no estádio George Capwell.
O técnico Jayme de Almeida resolveu fazer algumas mudanças na equipe titular do Flamengo, promovendo a entrada do meia argentino Lucas Mugni, um dos novos contratados para a temporada, no lugar de Paulinho, e o experiente volante paraguaio Victor Cáceres, que substituiu o jovem Muralha.
O Flamengo, classificado para a Libertadores como atual campeão da Copa do Brasil, começou nervoso. Com 10 segundos de jogo, Wallace errou na saída de bola e Boselli aproveitou para cruzar para Britos, que não alcançou.
A primeira chance clara de gol, porém, foi do Fla. Aos 4 minutos, após boa troca de passes do lado esquerdo com Mugni, Everton recebeu na linha de fundo e cruzou na medida para Hernane. O 'Brocador' acabou acertando a trave.
Aos 11, o pequeno camisa 10 do León, Luis Montes, fez a festa na entrada da área e encontrou Boselli, que chutou para a defesa de Felipe.
Logo em seguida, o Flamengo deu um tiro no próprio pé. Amaral, de maneira infantil e desnecessária, acabou acertando um pisão em Montes. O juiz José Buitrago não hesitou em mostrar o cartão vermelho direto para o volante, deixando o Fla com um jogador a menos logo aos 12 minutos de jogo.
Com medo de perder, o Flamengo se colocou inteiro atrás da linha da bola, deixando claro o novo objetivo da partida: voltar do México com um empate e um pontinho fora de casa.
O Léon aproveitou a vantagem numérica para controlar a posse de bola, mas o domínio não se transformou em chances de gol. O atual campeão mexicano só conseguiu abrir o placar numa cobrança de pênalti, após Hernane derrubar Boselli dentro da área. O próprio Boselli se encarregou da cobrança, abrindo o placar aos 30 minutos de jogo.
Com um a menos em campo e a desvantagem no marcador, o Flamengo só levava perigo ao gol de Yarbrough em cobranças de faltas. Aos 40 minutos, Elano encontrou Samir dentro da área, mas o zagueiro acabou finalizando para fora.
Dois minutos depois, o mesmo Elano colocou a bola na cabeça do volante Cáceres, que de cabeça empatou para o Mengão. Os jogadores do León ficaram pedindo impedimento do ataque rubro-negro no lance, mas sem razão.
Na volta do intervalo, a postura das duas equipes não mudou. O León continuou mandando na posse de bola e, aos 3 minutos, Loboa levou perigo ao gol de Felipe com uma bomba de fora da área, mas o goleiro do Fla mandou para escanteio.
Aos 14, Magallón lançou e Arizala foi derrubado na área por André Santos. O árbitro colombiano viu pênalti novamente. Cheio de confiança, Boselli resolveu cobrar com cavadinha, mas, de maneira displicente, acabou dando a bola de graça para Felipe defender. A torcida mexicana não perdoou, vaiando o atacante argentino no estádio Nou Camp.
O Fla tentou responder da única maneira que pôde, com outra cobrança de falta. Elano cruzou na área e a bola passou por todo mundo, mas, caprichosamente, foi parar na trave de Yarbrough.
No ataque seguinte, o León conseguiu finalmente chegar ao segundo gol. A zaga não tirou a bola da área após um escanteio e Arizala aproveitou para colocar novamente as 'Feras' de León em vantagem.
O Flamengo ainda se lançou ao ataque, mas não teve forças para buscar um empate e deu muito espaço paro os contragolpes dos mexicanos, que ainda acertaram a trave duas vezes, aos 34 e 43 minutos, ambas com Boselli.
O rubro-negro terá que buscar a recuperação na Libertadores no próximo dia 26 de fevereiro, no Maracanã contra o Emelec, enquanto o León viaja a La Paz para enfrentar o Bolívar, no dia 19.
AFP