• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

frelipcopaRafinha e Fernandinho são as duas novidades na última convocação da seleção brasileira antes da lista final da Copa do Mundo, anunciada nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. O técnico Luiz Felipe Scolari decidiu testar o lateral direito do Bayern de Munique e o volante do Manchester City, ambos titulares e em boa fase em suas equipes, no amistoso diante da África do Sul, no dia 5 de março, em Johanesburgo.

 

 

Será apenas a segunda vez que Rafinha estará na seleção em um jogo profissional. Em sua única aparição, jogou por 17 minutos em um amistoso contra a Suécia, ainda em março de 2008. Depois ainda foi parte do elenco que foi aos Jogos Olímpicos de Pequim e desde então nunca mais vestiu a camisa amarela.

 

Já Fernandinho aparecerá pela sétima vez na seleção. O volante foi convocado no final de 2006 quando o técnico ainda era Dunga e depois virou peça constante nas listas de Mano Menezes, com mais cinco jogos entre agosto de 2011 e fevereiro de 2012. Curiosamente, Fernandinho foi titular nas seis partidas em que foi chamado.

 

"Nós tivemos um problema de lesão (Lucas Leiva), e a oportunidade surgiu para que eu teste um jogador no meio-campo. O Fernandinho vem jogando muito bem no Manchester e está chamando a atenção. O Rafinha vem trabalhando muito bem no Bayern. Os dois têm um passado nas seleções de base. Vou testar mais opções e decidir na última convocação", explicou Scolari.

 

Entre as ausências, Lucas é o grande destaque. O atacante do Paris Saint-Germain parece perder cada vez mais espaço com Felipão. E justamente quando a Copa mais se aproxima. Maxwell, Hernanes e Robinho, que vinham bem nas últimas chances que haviam tido na seleção, também não foram lembrados desta vez.

 

Entre os especulados, o principal nome que ficou de fora é o de Philippe Coutinho. O meia vem tendo uma excelente temporada no Liverpool, e ganhou até o apoio do astro Luiz Suárez no fim de semana para aparecer na lista de Felipão. Ao menos por enquanto, ele segue de fora.

 

A convocação de 16 nomes desta terça-feira contou apenas com jogadores que atuam no exterior. Os atletas de clubes nacionais serão chamados apenas em uma data mais próxima do amistoso contra a África do Sul. Uma manobra feita por Luiz Felipe Scolari para esperar principalmente por Fred, que havia sofrido uma nova lesão muscular, desta vez um edema na coxa direita.

 

Antes de liberar a lista de convocados, o assessor da CBF, Rodrigo Paiva, revel ou que três atletas de times brasileiros devem ser convocados depois do dia 24 de fevereiro. Pouco depois, o próprio Luiz Felipe Scolari confirmou que deve chamar mais um goleiro e dois atacantes - um deles deve ser justamente Fred.

 

 

O amistoso contra a África do Sul será o último amistoso antes da convocação definitiva para a Copa do Mundo, que será feita no dia 7 de maio, e até por isso será a última chance de Felipão testar qualquer jogador. Depois, segundo informa o site da Fifa, o Brasil ainda deve enfrentar a Sérvia no dia 4 de junho.

 

Veja a lista:

 

Goleiro:

 

Júlio César- Queens Park Rangers

 

Zagueiros:

Thiago Silva- PSG

David Luiz- Chelsea

Dante- Bayern de Munique

 

Laterais; 

Daniel Alves- barcelona

Rafinha-Bayern de Munique

Marcelo- Barcelona

 

Volantes:

Paulinho-Tottenham

LuiZ Gustavo- Wolfsburg

Ramires- Chelsea

Fernandinho- Manchester City

 

Meias:

Oscar- Chelsea

Willian-Chelsea

Bernard- Shakhtar

 

Atacantes:

Neymar- Barcelona

Hulk- Zenit

 

 

Espn