Felipão, o nosso treinador, iria apostar em Diego Costa, mas o atacante do Atlético de Madrid optou por defender a seleção da Espanha.
Essa atitude de Scolari deixou claro que ele não confia muito em Jô, o atacante do Atlético-MG, que não anda lá essas coisas mesmo. Na minha opinião, Jô é uma boa opção, jamais uma solução.
Então, volto a perguntar: quem seria esse cara?
É um problema, convenhamos. Não acredito que Felipão vá abrir mão de seu sistema 4-2-3-1. Creio que ele reza todos os dias pela recuperação de Fred.
Mudar o sistema, como fez Mano Menezes no final de seu trabalho, abrindo mão do camisa 9, nesta altura do campeonato, é um problema. O time não jogou assim com Felipão. Não jogou e muito menos treinou.
A melhor opção seria deixar Neymar como Messi no Barcelona: falso atacante. Aliás, Neymar tem feito isso no Barça com a lesão do argentino, como Alexis Sánchez e Pedro jogando abertos.
O Barça joga no 3-4-3, com Piqué, Mascherano e Busquets (que tem a responsabilidade de sair jogando) como o trio da retaguarda. Se o Brasil optar por esse sistema, nossos três defensores seriam David Luiz, Thiago Silva e LuÃs Gustavo, que teria a mesma função de Busquets. Dani Alves e Marcelo os laterais são os nossos laterais, sendo que no Barça Jordi Alba faz esta função pela esquerda. Os dois meias do Barcelona são Xavi e Iniesta e na seleção desempenhariam esse papel Paulinho e aqui surge um ponto de interrogação, mas eu proponho: por que não Fernandinho? E o trio de atacantes que no Barça são Sánchez, Messi e Neymar, no Brasil seria Hulk, Neymar e Robinho.
Vejam, uma seleção completamente diferente daquela que ganhou a Copa das Confederações.
Vamos relembrá-la? Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Hulk, Oscar e Neymar; Fred.
Sem o camisa 9, terÃamos: Júlio César; David Luiz, Thiago Silva e Luiz Gustavo; Daniel Alves, Paulinho, Fernandinho e Marcelo; Hulk, Neymar e Robinho.
Vejam que além do sistema, dois jogadores sairiam do time: Oscar e Fred. Por que Oscar? Porque nesta posição, nesse sistema adotado pelo Barça de Guardiola, esse jogador tem que saber marcar também.
ESPN