O presidente Roberto Dinamite, enfim, se pronunciou sobre o recurso do Vasco pela conquista dos três pontos da goleada por 5 a 1 para o Atlético-PR, no último domingo, em Joinville, que pode "salvar" o clube carioca do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Em vídeo publicado no site oficial do Cruzmaltino, o mandatário alegou que a torcida paranaense começou a confusão generalizada ao invadir a área da arquibancada destinada aos visitantes, e garantiu que o Vasco "lutará até o fim" pelos "reparos" necessários.
"Caros vascaínos, quero nesse momento me dirigir a todos vocês, me colocando junto à indignação com tudo que aconteceu a arena Joinville. Mudanças que aconteceram no policiamento, na garantia do nosso torcedor, do espetáculo em si, tudo culminou com o que vimos e vivemos dentro daquele estádio. Cenas lamentáveis, uma reação como muitos estão falando, mas uma reação da torcida do Atlético-PR, no que diz respeito a ir ao local onde estava a torcida do Vasco", afirmou.
"Nós estamos tristes e vamos lutar até o final pra que esse reparo possa acontecer, e com isso o Vasco vai lutar pelos três pontos, já que foram tirados, no meu modo de ver, a tranquilidade e o equilíbrio para que ele fizesse o melhor pra buscar o resultado que lhe interessa", concluiu.
Entenda
Aos 16 minutos, quando o placar apontava 1 a 0 para o Atlético-PR, uma briga generalizada teve início nas arquibancadas da Arena Joinville. A partida ficou paralisada por 73 minutos, 13 a mais do que o permitido pelo regulamento geral de competições da CBF. Na última quarta-feira, o Vasco entrou com recurso no STJD pleiteando a conquista dos três pontos da partida. Entre as alegações, está que a decisão de recomeçar o jogo foi "temerária e ilegal".
O artigo número 21 do regulamento de competições da CBF prevê, entre os motivos para uma partida ser adiada, interrompida ou suspensa, 'falta de garantia', 'conflitos ou distúrbios graves, no campo ou no estádio', 'procedimento contrários a disciplina por parte dos componentes do clubes e/ou de suas torcidas' e 'ocorrência extraordinária que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida'.
Se tiver êxito na empreitada, o Vasco chegará a 47 pontos na tabela de classificação, ultrapassará Fluminense e Criciúma e "empurrará" o time catarinense para a zona de rebaixamento.
Paralelamente, Portuguesa e Flamengo foram denunciados por escalações irregulares e também podem perder pontos. Os dois clubes ser rebaixados se também forem considerados culpados, "salvando" tanto Vasco, quanto Fluminense.
O julgamento dos casos de Lusa e Fla acontecerão na próxima segunda-feira, às 17:00h (de Brasília). O Vasco, por sua vez, irá ao STJD nesta sexta e pode, assim como o Atlético-PR, perder até 20 mandos de campo pela confusão em Joinville. O julgamento do recurso pela conquista dos pontos ainda não foi marcado.
Espn