O diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, confirmou nesta quarta-feira a contratação de Mano Menezes para comandar a equipe alvinegra na temporada de 2014. "A partir de janeiro, o treinador do Corinthians será Mano Menezes. Estará se apresentando com o restante da equipe no dia 3 de janeiro".
O dirigente negou que o novo treinador foi procurado pelo clube, antes mesmo do anúncio da saída de Tite do cargo. "Vamos falar de datas, nós conversamos com o Tite precisamente no dia 14 de novembro, nós nos reunimos e acertamos a sua saída. Foi anunciado aqui no dia 15. Logo em seguida, começamos a fazer contato para trazer um treinador. Foi na semana seguinte que conversamos com o Mano e fechamos contrato para o início de janeiro", disse Andrade, que aproveitou para alfinetar quem disse que Mano já estava fechado há muito tempo.
"Tudo que foi dito ou escrito, você desconsidera. Somente vale o que disse eu ou o presidente. Concluímos que seria o Mano a partir do dia seguinte, dois dias depois da saída do Tite". De acordo com o diretor de futebol corintiano, a escolha pelo treinador foi feita pelo histórico de Mano Menezes em sua passagem entre 2008 e 2010 na equipe.
"Chegamos ao consenso que precisava ser um treinador que conhecesse o Corinthians e suportasse a pressão (de entrar no cargo no lugar do Tite). Resolvemos partir para conversar diretamente com o Mano".
Roberto de Andrade afirmou que o Corinthians não levará em consideração as passagens frustradas de Mano pelo Flamengo e pela Seleção. "Eu dou como exemplo o Tite. Ele teve uma passagem apagada em 2005 e a gente resolveu apostar. Não vamos analisar o Mano pela passagem no Flamengo. Levamos em conta o histórico. A avaliação (da passagem atual) será feita ao longo de 2014".
Campeão da Série B em 2008 e da Copa do Brasil em 2009, Mano Menezes acertou contrato de um ano com a equipe alvinegra, se encerrando em 31 de dezembro de 2014. Após o anúncio oficial feito pelo Corinthians, o treinador também se pronunciou com uma nota oficial colocada em seu site pessoal. Confira abaixo na íntegra o que disse o comandante alvinegro:
"É a segunda vez que vou ocupar este cargo e espero poder atender a confiança em mim depositada, mantendo o Corinthians sempre entre os primeiros.
Sei que os tempos são outros, mas espero que as vitórias conquistadas nos últimos anos só tenham reforçado o espírito de união que conheci e admirei na minha primeira passagem. Sempre disse, porque acredito muito nisso, que os adversários devem estar do lado de fora do parque São Jorge e que, quando todos entendemos isso, as chances de sucesso aumentam muito.
O Corinthians nos últimos anos vem tornando realidade tudo que a Fiel sempre sonhou. Foram conquistados a Libertadores, o Bi-mundial e está sendo terminado o estádio próprio.
Estas conquistas colocaram o clube em destaque no mundo do futebol, aumentando a responsabilidade de todos, logo, as exigências são maiores. Precisamos responder com resultados e para isso é necessário que cada um faça bem a sua parte.
Nossos planos para 2014 serão explicados para todos quando nos apresentarmos, no dia 03 de Janeiro, e trabalharemos durante o final de ano para que, de forma organizada, tudo esteja preparado para um bom inicio de temporada. Para evitar especulações e falsas expectativas, ressalto que todas as decisões sobre saída ou chegada de atletas serão tomadas em conjunto com a direção de futebol e sempre comunicadas pelo Clube”.
Feliz Natal e uma ótima passagem de ano a todos!
Abraço.
Mano Menezes"
Terra