• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

atletasA delegação do Piauí embarca hoje, 05, para Belém-Pará, onde acontecem os Jogos Escolares da Juventude. O evento que é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), desde 2005, reunirá quase quatro mil jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos de 1.251 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país disputando em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), um recorde na história da competição.

 

 

Inicialmente embarcam os estudantes que vão competir pelas modalidades individuais: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol de praia, xadrez e vôlei de praia.

Competindo pelo xadrez, a aluna da Rede Pública Estadual de Ensino, Camila Santos, de 15 anos, foi a campeã da modalidade no Piauí e é uma das esperanças de medalha. "Estou levando o nome da minha escola e do meu Estado. Se consegui um bom desempenho aqui, posso sim trazer uma medalha", declara Camila, estudante do 1° ano, do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) - João Henrique de Almeida Sousa.

 

Dia 10, embarcam as demais equipes, do basquetebol, futsal, voleibol e do handebol, que é a modalidade com o maior número de inscritos, com 652 alunos-atletas no total e onde também o Piauí tem grandes chances de medalhas com o time do Caic Balduíno.

 

O evento que já é referência internacional, conta com 35 nações que demonstraram interesse em acompanhar um dos cinco mais importantes eventos esportivos escolares do mundo. Após processo seletivo realizado pelo COB, definiu-se que 20 países dos cinco continentes estarão presentes na capital paraense. O Programa de Observadores tem a chancela do Comitê Olímpico Internacional, através dos recursos da Solidariedade Olímpica Internacional.

 

Em Belém, os representantes internacionais irão conhecer os detalhes da organização do evento. Vindos de Cuba, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai (América); África do Sul, Gana, Guiné Bissau, Lesoto, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa (África); Bahrein, Omã, Palestina (Ásia); Lituânia, Grã Bretanha, Holanda, Ucrânia (Europa); e Samoa Americana, Vanuatu (Oceania), os observadores participarão de atividades como: cerimônia de abertura; visita aos locais de competição; ações culturais, educativas, sociais e sustentáveis da competição.

 

Os observadores internacionais também assistirão a palestras sobre o desporto estudantil no Brasil e terão a oportunidade de apresentar o modelo esportivo escolar adotado nos respectivos países. Além disso, os observadores assistirão a palestras de todas as áreas do Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013.

 

Além das competições, os jovens atletas terão uma vasta programação de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange várias atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

 

 

Esta será a segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que é o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional, cresce a cada ano e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

 

Ascom