Foi só a primeira edição de um evento que teve como objetivo maior fazer a integração do turismo regional com as potencialidades de uma região que tem muito a oferecer, nesse caso o litoral do Piauí, cheio de oportunidades para a prática dos esportes de aventura. Com essa proposta, aconteceu de 18 a 20 deste mês, o Festival das Emoções, no litoral do Piauí, que integra um dos roteiros integrados mais bonitos e encantadores do Brasil, a Rota das Emoções.
E nesse domingo, 20, dentro da programação recheada de aventura, aconteceu o Enduro das Dunas, com uma série de inovações, grande estrutura e ótimas participações de competidores, muitos praticantes de motocross, enduro Fim e também de enduros de regularidade. A prova de velocidade no estilo cross country começou por volta das 10 horas, com pilotos realizando as vistorias obrigatórias e se preparando para o briefing.
Na estrutura, uma equipe composta por mais de 60 pessoas na organização e uma equipe médica com o apoio de duas UTIs móveis para o caso de qualquer eventualidade, embora nenhum acidente tenha sido registrado, somente quedas sem lesões. A diretoria da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) deu todo suporte necessário para a realização do evento, dentro das normas cabíveis de competições do tipo.
Participaram 35 pilotos do Piauí, Maranhão e do Ceará, oriundos de vários municípios, que deram um show para centenas de pessoas que foram assistir ao espetáculo de muitas manobras e muita velocidade. Para as categorias superiores, como as importadas, muitos pilotos chegaram a ultrapassar os 100 km/hora. A pista de 5,4 km de percurso foi o palco da velocidade, onde os mais velozes chegaram a percorrê-la numa média de tempo de cinco minutos. A prova foi dividida em duas baterias de 20 minutos mais uma volta no circuito. A largada aconteceu às 11h30.
Entre os destaques, competidores de Parnaíba, acostumados ao esporte e conhecedores do terreno arenoso e de vegetação rasteira da região, além de teresinenses e pilotos do Ceará. De Fortaleza, a Equipe CV Racing trouxe oito pilotos e conquistou um primeiro lugar, duas segundas colocações e também dois terceiros lugares.
Na categoria Importada 2, o piloto que fez o menor tempo geral na prova foi Vitor Adriano Cutrim Rodrigues, de 26 anos, que pratica provas de motocross, enduro Fim e cross country de velocidade desde 2004. “A prova foi perfeita, bem organizada, a receptividade aqui foi muito boa e é difícil ver um evento assim, com tantas pessoas trabalhando, com UTIs. Acho que o diferencial foi porque minha preferência é correr na areia”, disse o piloto da CV Racing, que tem como chefe de equipe Cláudio Vieira.
O vice-campeão da Importada 2 também pertence à equipe cearense e é nada mais, nada menos que o cearense de Santa Quitéria, Helâindo Onofre Jales, conhecido e respeitado no meio, inclusive por já ter faturado quatro títulos de campeão no maior enduro de regularidade das Américas, o Cerapió-Piocerá, em quatro categorias diferentes. “Estou feliz, tentei ser o campeão, mas tive problemas com minha moto no sábado e não consegui consertar a tempo. O piloto Wesley (de Teresina), que iria correr na minha categoria, se machucou e me emprestou sua moto, que falhou em dois momentos na prova, mas mesmo assim fui guerreiro, consegui o segundo lugar e agradeço a todos por isso”.
De Teresina, pelo menos três equipes participaram, entre elas a Universo Cross, que conquistou dois troféus e os cheques. Um deles, Junielson Maguin, foi o campeão da categoria Importada 1; o experiente piloto Albert Miura ficou com o 3º lugar na Importada 2. A equipe contou com cinco pilotos, tendo ainda Cristiano Leiteiro, Uerter (Mãozinha) e Diógenes Leord Aragão. Albert corre há quase 15 anos e já faturou muitos troféus em provas de regularidade, como campeonatos piauienses.
Na categoria Nacional 1, venceu o jovem de apenas 18 anos Jocele Silva Aguiar. Vitória que ele considerou ameaçada em alguns momentos pelo seu adversário e vice-campeão Kelvin Severino. “Corro esse tipo de prova há alguns anos e tudo devido a meu pai e meu avô que já praticaram muito”.
Na categoria Nacional 2, venceu o parnaibano Kauê Madson Oliveira. “Esse tipo de evento nunca aconteceu por aqui com tanta estrutura. Foi perfeita, principalmente porque estou retornando ao esporte depois de seis anos parado, quando fraturei a perna esquerda e coloquei a até platina, numa prova de velocidade”, disse.
Destaque ainda para a categoria U.S., que no inglês significa Utility Sport, e tem como característica as motos nacionais até 250cc, motos de menor potência e chegam a fazer 70 a 80 km/h no terreno escolhido, como a areia. O campeão foi o parnaibano Lucas Alves, que teve em sua equipe mais dois amigos na mesma categoria.
Resultado Enduro das Dunas - Festival das Emoções
Categoria Nacional 1
1º - Jocele Silva Aguiar
2º - Kelvin Schilants Severino
3º - Eduardo Carvalho Hipólito
Categoria Nacional 2
1º - Kauê Madson de Oliveira
2º - Giuliano Coelho
Categoria Importada 1
1º - Junielson Maguin
2º - Makalé Souza
3º - Fernando Monteiro
Categoria Importada 2
1º - Victor Adriano Cutrim Rodrigues
2º - Helâindo Onofre Jales
3º - Albert Miura
govpi