• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Depois da informação revelada de que o Brasil fecharia o seu calendário de 2013 contra o Equador, o presidente da federação de futebol vizinha, Luis Chiriboga, veio a público e revelou nessa segunda-feira que a seleção que tem como principal nome o meia Antonio Valencia, do Manchester United, não participará mais do giro pelos Estados Unidos, previsto para novembro. Perguntado pela imprensa local, Chiriboga afirmou que a oscilação do time nas Eliminatórias pesou no recuo no convite.

 

"Quando o Equador estava muito bem cinco partidas atrás, tinha 21 pontos, falou-se nesse assunto. Fechamos para que, se classificássemos diretamente (para o Mundial), disputar um quadrangular com Argentina, Brasil e outro país. Logo em seguida, vieram esses resultados inesperados, recuamos e os organizadores não puderam esperar", explicou.

 

O Equador ocupa atualmente o terceiro lugar nas Eliminatórias sul-americanas, com 25 pontos, e ainda não tem vaga garantida em 2014, correndo o risco de ter de decidir o seu futuro em um playoff contra a representante asiática Jordânia.

 

A equipe comandada por Reinaldo Rueda fazia boa campanha até o meio do ano, mas acumulou resultados ruins desde então, perdendo para Peru e Colômbia e empatando com Argentina e Bolívia. A recuperação veio somente na última sexta-feira, com a vitória de 1 a 0 sobre o Uruguai, dentro de casa.

 

"Depois que colocamos nossa participação em dúvida por conta desses placares, os organizadores nos comunicaram que não poderiam mais esperar", concluiu.

 

O giro por gramados norte-americanos seria chamado de ‘Festival do Futebol' e contaria ainda com a presença da Argentina e possivelmente de Honduras, conforme anunciado pela CBF no dia 5 de outubro - no caso dos últimos, dependendo apenas de sua classificação para o Mundial também. Os jogos aconteceriam entre 16 e 19 de novembro.

 

As negociações vinham sendo conduzidas pela empresa inglesa Pitch International, responsável pela escolha dos adversários e locais dos confrontos do Brasil. Ela fechou recentemente um acordo com a asiática MP & Silva para colaboração na organização de eventos no exterior.

 

O presidente da federação equatoriana Chiriboga promete preencher as datas Fifa disponíveis de outra forma, especulando-se um possível duelo com a Inglaterra em uma delas.

 

Espn