Uma partida de futebol nessa manhã de quarta-feira, 2, na área interna do Presídio Gonçalo de Castro Lima, comunidade Vereda Grande que fica zona rural de Floriano-PI, reuniu convidados, integrantes da imprensa e mobilizou boa parte da população carcerária. A decisão do torneio que está na sua 8ª edição, foi com cobertura da imprensa local.
A ação que tem total apoio da diretoria do Presídio faz parte de um projeto interno de ressocialização. “O Esporte de maneira geral, ele retira a pessoa de determinados pensamentos negativos e de manifestações que envolvem ações com as drogas”, disse o diretor do presídio tenente PM Alberone Pereira que acompanhou todo o jogo.
Ainda de acordo com o tenente PM Alberone, os participantes estavam se mostrando à vontade e demonstravam felicidade em fazer parte da competição. A final do torneio que envolveu várias equipes foi entre Barcelona (a esquerda) X Cruzeirinho e teve grande participação dos presidiários, que a todo momento vibraram com os companheiros que estavam na disputa da partida de futebol de salão.
A competição vem sendo realizada desde 2005 e de acorodo com Joaquim José, presidiário que tem apelido de craque, pois o mesmo é chamado de Pelé, se trata de uma maneira de proporcionar aos colegas do presídio momento de lazer aliado a confraternização. “O futebol é um dos esportes considerados forte no nosso País e dentro das celas, observamos os comentários do espírito esportivo de cada um, portanto, todos nós procuramos nos empenhar em partida, em cada jogo para que possamos ter resultados positivos”, disse Pelé (imagem de camisa roxa).
O ex-técnico do Cori-Sabbá, time profissional de Floriano, e jogador Vanin era um dos convidados de honra e pode se dirigir aos presos numa palestra, antes da partida. O repórter e desportista Carlos Iran (Rádio santa Clara/piauinoticias.com), foi convidado pela direção do Presídio como uma das pessoas em Floriano que atua na organização de eventos dessa natureza. “Fiquei honrado com o convite e fiz o que pude para contribuir, pois se trata de pessoas que merecem e precisam de momentos de lazer, portanto, estou feliz com o que vi na quadra de esportes, pois todos mostraram ser educados, foram receptivos conosco, e só temos que agradecer ao tenente PM Alberone, diretor daquela Casa Penal, por nos dá a oportunidade de vivenciar esse momento”, disse o repórter que fez parte da entrega da premiação.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com (Carlos Iran)