• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

cadeiranteDuas equipes piauienses de basquete em cadeira de rodas viajam, hoje, 10, para Salvador. Ascamte (Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina) e CBA 40 Graus vão disputar na capital baiana o Campeonato Regional Nordeste. A primeira equipe está na primeira divisão e compete com o foco no Campeonato Brasileiro, que acontece no mês de novembro. Já a CBA 40 graus busca ficar entre as duas equipes que ganham vaga na divisão de acesso da modalidade.

 

Sem precisar participar do torneio, a Ascamte encara a competição regional como um jogo-treino. Participando da divisão dos ranqueados em brasileiros, o time piauiense compõe a Chave B, junto com ADDF CREE SESI (PE), AAPD/ASDEF (PB) E ABDF (PE). A Chave A é composta por América Tigres (RN), ADEFEPE (PE) e ADEFAL (AL).

 

- Nosso time não precisava participar, mas como não temos possibilidade de fazer intercâmbio estamos encarando a competição como um teste para o Brasileiro. Essa competição reúne times da terceira à primeira divisão – explica Carlos Cavalcante, o Carlinhos, técnico da Ascamte.

 

O treinador ainda revela que o caminho da CBA 40 Graus será um pouco mais complicado. Disputando a divisão dos não ranqueados em Brasileiros, o time briga, com outras quatro equipes, duas vagas para a divisão de acesso. A partir de então, nessa categoria, eles participam de outro campeonato com equipes de todo o Brasil para buscar vaga na terceira divisão, posteriormente à segunda, até chegar à primeira divisão.

 

A Ascamte, equipe que compõe a primeira divisão e uma das forças do basquete em cadeira de rodas, viaja desfalcado de duas de suas forças, o armador Maurilio e o pivô Zé Filho. Uma situação considerada comum para o técnico.

 

- Achamos melhor eles ficarem em Teresina para o bem deles. O Zé Filho sofreu um pequeno acidente de carro e o Maurilio teve problemas pessoais. Toda viagem é assim, temos desfalques e dessa vez perdemos duas peças bem importantes – relatou Carlinhos.

 

 

Com informações do globoesporte.com/pi