"Foram mais de cinco meses treinando até conseguir a vitória, e me classificar para poder participar dos jogos. Era um sonho e quero trazer uma medalha para o Piauí", disse o estudante Lucas Sampaio, aluno da Unidade Escolar Antonio José do Rêgo, que vai disputar medalha pelo atletismo juntamente com mais outros 100 alunos/atletas que formam a delegação que representará o Piauí nos Jogos Escolares da Juventude, que acontece em Natal no Rio Grande do Norte, de 5 a 14 de setembro. Os primeiros competidores do Piauí embarcaram na tarde dessa terça-feira, 3.
Para a mãe de Lucas, Celma Maria Mendes, que estava junto a seus familiares e pais de outros alunos que vão competir, o esporte ajuda muito no desenvolvimento de seu filho. "Ele sempre está envolvido em alguma atividade, já fez capoeira, vôlei, futsal e agora vai competir correndo. É uma grande oportunidade, só tenho a agradecer aos professores e à escola, que sempre incentiva os alunos, pois praticando atividades esportivas eles esquecem as coisas ruins do mundo", disse dona Celma.
Na primeira fase, cerca de 150 representantes do Piauí, entre atletas, técnicos e dirigentes, participarão do evento na disputa de 11 modalidades esportivas, entre elas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Nesa etapa, estudantes de 12 a 14 anos, das redes estadual, municipal e privada participam da competição.
Os Jogos
Os Jogos Escolares da Juventude 2013 é um dos maiores eventos esportivos estudantis do país e reunirá mais de 6.000 atletas na disputa de 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento, que reunirá representantes de 26 estados do Brasil, o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã que é Natal.
Além das competições, os jovens atletas terão à disposição eventos paralelos com diversas atividades extras que tem o intuito de aproximar os jovens de todo o país dos valores olímpicos e do exemplo positivo que a prática esportiva promove.
A competição de abrangência nacional cresce a cada edição, reunindo milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Considerando as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Os Jogos Escolares da Juventude é um evento organizado e realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizado pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo.
A segunda etapa nacional dos Jogos, para estudantes de 15 a 17 anos, acontecem em Belém, de 7 a 16 de novembro.
Ascom Seduc