"Se vocês soubessem o que aconteceu na Copa de 1998, ficariam enojados", dizia o e-mail viral que rodou por milhares de caixas de entrada pelo Brasil sobre uma possível manipulação da decisão do Mundial daquele ano. Porém, agora, uma parte disso parece ter se tornado realidade. O ex-presidente da UEFA e do comitê organizador da competição, sediada na França, Michel Platini, admitiu à rádio francesa 'France Bleu' ter alterado o sorteio das chaves para que a seleção local evitasse o Brasil durante o mata-mata, de forma que o encontro somente acontecesse na final.
A entrevista, que deve ir ao ar neste domingo (20), Platini afirmou que o comitê organizador esquematizou a manipulação, contando detalhes do plano colocado em ação.
"Quando organizamos o calendário, fizemos um pequeno esquema. Se terminássemos em primeiro no grupo e se o Brasil terminasse em primeiro, nos encontraríamos apenas na final. Não tivemos problemas por seis anos para organizar a Copa do Mundo para, depois, organizar uma pequena manobra."
O ex-dirigente ainda apontou que outras organizações teriam feito o mesmo por seus países e que a manipulação seria um ato 'comum'.
"Você acha que os outros não fazem o mesmo em suas Copas? Brasil e França na final era o que todos sonhavam.”
A França levou seu primeiro e, até o momento, único título de Copa do Mundo naquela ocasião, derrotando o Brasil na final por 3 a 0 com dois gols de Zidane e um de Emmanuel Petit.
esporteinterativo