A japonesa Hiromi Endo provou no tatame que fez o "dever de casa" direitinho para a final contra a atual campeã olímpica da categoria até 48 kg, Sarah Menezes, no World Masters de Tyumen, na Rússia. A oriental conseguiu anular as qualidades de Sarah e levou a medalha de ouro. Por apenas um shidô, depois de sofrer uma advertência, a piauiense ficou com a prata. O Brasil também subiu ao pódio no primeiro dia de competição com o Felipe Kitadai. O medalhista olímpico foi bronze no peso até 60 kg neste sábado.
Até chegar à final, Sarah venceu três lutas. Na primeira do dia, a brasileira superou a compatriota Taciana Lima, que agora compete por Guine Bissau. Em seguida, passou pela mongol Otgontsetseg Galbadrakh. A vaga para a disputa pelo ouro veio com a vitória sobre a japonesa Riho Okamoto. O Brasil ainda contou com a participação de Gabriela Chibana nesta categoria, mas a judoca foi eliminada logo no primeiro confronto, contra a mongol Urantsetseg Munkhbat.
Felipe Kitadai garantiu o bronze da categoria até 60 kg na luta contra Yeldos Smetov, do Cazaquistão, com um wazari e um yuko. Antes de chegar à disputa por um lugar no pódio, o medalhista olímpico passou por Ilgar Mushkiyev, do Azerbaijão, mas foi derrotado pelo russo Beslan Mudranov. Na repescagem, o brasileiro venceu Askhat Telmanov, do Cazaquistão. Já Diego Santos, outro representante brasileiro neste peso, caiu em sua estreia, contra o mongol Amartuvshin Dashdavaa.
Na categoria até 57 kg, Ketley Quadros teve a medalha de bronze “nas mãos”, mas deixou escapar. A brasileira vencia por um yuko a romena Carina Caprioriu e acabou sendo derrotada por ippon nos últimos segundos. Ela terminou em quinto lugar. Outra judoca do Brasil, Rafaela Silva venceu sua primeira luta, mas foi superada em seguida e caiu na repescagem. No peso até 53kg, o país também passou em branco. Érika Miranda começou na competição com vitória, mas duas derrotas seguidas tiraram a atleta da disputa. Eleudis Valemtim foi eliminada na sua estreia.
Bruno Mendonça também esteve perto de subir ao pódio, mas terminou em quinto lugar. Na disputa pelo bronze da categoria até 73 kg, o brasileiro sofreu três penalidades e "entregou" a vitória para o mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar. No peso até 66 kg, Luiz Revite foi eliminado no seu primeiro confronto pelo o israelense Golan Pollack.
Nesse domingo, entram no tatame Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Renan Nunes (100kg), Luciano Correa (100kg), Rafael Silva (+100kg), Walter Santos (+100kg) e David Moura (+100kg).
Sportv