O Campeonato Brasileiro de 2013 começa nesse sábado, 25, e já sabe que para por um mês, depois das cinco primeiras rodadas, em virtude da Copa das Confederações. Apesar da intenção, a interrupção não conseguirá deixar os clubes livres de serem atrapalhados pela competição de seleções, que começa no próximo dia 15 de junho.
A partir do dia 1º de junho, os estádios que sediarão jogos na Copa e ou servirão de centro de treinamento para as seleções são entregues para a Fifa. Ou seja, não poderão mais ser utilizados pelos clubes que disputam Série A, B ou C do Campeonato Brasileiro.
No Rio de Janeiro, que tem o Engenhão interditado para jogos com público, os quatro clubes da elite perderão a alternativa de São Januário para mandar seus jogos – o estádio do Vasco receberá treinamentos de México, Espanha e um dos dois finalistas.
Assim, o Fluminense vai para Juiz de Fora, o Flamengo para Macaé, o Botafogo para Volta Redonda, e o Vasco ainda não sabe onde será sua casa – contra o Bahia, na quinta rodada, a diretoria anunciou que jogará em Uberlândia, no entanto, o palco do jogo contra o Atlético-MG, uma rodada antes, ainda está indefinido.
Em Salvador, Bahia e Vitória também sofrerão. Os três principais estádios da capital baiana (Fonte Nova, Barradão e Pituaçu) serão entregues para a Copa das Confederações, obrigando o time tricolor a “receber” o Botafogo em Aracaju, e os rubro-negros irem a Feira de Santana para o jogo contra o Atlético-PR.
Embora tenham que viajar menos que os baianos, Atlético-MG e Cruzeiro também serão influenciados. Sem Independência e Mineirão, os dois clubes mineiros voltarão no tempo e, assim como em 2011, mandarão suas partidas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Os estados menos atrapalhados pela Copa serão Brasília e Pernambuco. A capital federal não tem representantes nas duas principais divisões nacionais, e o Brasiliense, na Série C, continuará com a Boca do Jacaré. Em Recife, os Aflitos e a Ilha do Retiro seguirão à disposição de Náutico e Sport, respectivamente, nas Séries A e B – o Santa Cruz, na Série C, não tem jogos no período.
Espn