Realizou-se nesse domingo, 21, na Ponte Estaiada, a 3º etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike. Com 111 participantes e divididos em 10 categorias, a competição reuniu um grande número de pessoas que apreciam o esporte que cada vez mais vem se destacando no Estado.
A competição foi dividida em três baterias de prova que durava 1h30min cada. O competidor tinha que percorrer 3km do circuito. Apenas atletas associados à Federação de Ciclismo do Piauí (Fciclopi) podiam participar da prova.
De acordo com o organizador do campeonato, Anderson Porto, o ciclismo no Estado vem crescendo muito. No ranking brasileiro de ciclistas, o Piauí, que ocupava o 27º lugar, passou no ano passado ao 9º lugar. Ele afirmou que em maio, Teresina irá sediar pela primeira vez a Copa Nordeste de Ciclismo de Estrada, com cerca de 250 participantes de todos os Estados do Nordeste. "Isso é uma prova de como nosso Estado cresceu no esporte, cada vez mais pessoas vêm conhecendo e se apaixonando pelo ciclismo", afirma Anderson.
O primeiro lugar da categoria Turismo, Samuel Valentino, pedala há um ano e é a segunda vez que participa da competição. Ele diz que se identificou muito com o esporte. Já a veterana no ciclismo do Piauí, Lidiana Alves, ressaltou que o esporte proporciona um grande bem estar físico e mental. A atleta, que pedala há 8 anos, ficou em segundo lugar na categoria feminina.
O primeiro lugar da categoria Júnior, Lucas Pablo, tem 17 anos e veio de Campo Maior participar do campeonato. Lucas caiu com um concorrente próximo à linha de chegada, mas conseguiu levantar mais rápido e garantiu o primeiro lugar. "Não me machuquei muito, esses impactos são normais na disputa, e a torna mais emocionante", garantiu.
O campeonato contou também com a participação de um italiano, que veio morar no Piauí para fugir do frio de sua cidade natal. Apaixonado pelo esporte e pelo calor, Richard Obe-razbacher, diz não pensar em voltar para a Europa. "Nasci nos Alpes, onde faz frio durante oito meses do ano, não gosto do frio, prefiro o calor do Piauí e dos piauienses".
Os primeiros colocados em cada categoria foram premiados com 100 reais, já o primeiro lugar da categoria elite, que reúne os melhores atletas do estado, recebeu como prêmio o valor de 2 mil reais. Os cincos primeiros a completar a prova receberam medalhas.
Diário do Povo