A seleção brasileira de judô embarcou na madrugada desta quarta, 17, para a Costa Rica, onde disputa, a partir do próximo dia 19, o Campeonato Pan-americano.
A atleta piauiense Sarah Menezes que compõe a delegação embarcou por volta de 1:30h, do aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, juntamente com Maria Portela, Mayra Aguiar, Renan Nunes, Rochele Nunes, Érika Miranda, Katherine Campos, Rafaela Silva e Victor Penalber; a psicóloga Luciana Castelo Branco; a nutricionista Gisele Lemos; o massoterapeuta Hans Strubreiter; o estrategista Leonardo Mataruna; o árbitro Carlos Alberto Barreto; e o gestor técnico Ney Wilson.
O restante da delegação embarcou do Aeroporto Internacional de Guarulhos: Felipe Kitadai, Bruno Mendonça, Charles Chibana, Gabriela Chibana, Luiz Revite, Rafael Silva e Tiago Camilo; os técnicos Luiz Shinohara e Mario Tsutsui; o árbitro Edison Minakawa e o fisioterapeuta Fábio Minutti e do Aeroporto Internacional de Confins viajaramm Ketleyn Quadros e Luciano Corrêa.
O Pan-americano ganhou ainda mais importância por ter aumentado o número de pontos que distribui para o ranking mundial. Agora, o campeão continental recebe 400 pontos; o segundo colocado, 240; e o terceiro, 160. Para se ter uma ideia, uma medalha de ouro em um campeonato desse tipo vale quatro vezes mais do que um título em uma Continental Open e só perde em importância para os Jogos Olímpicos, Mundial, World Masters e Grand Slams.
Dos convocados, sete foram campeões pan-americanos no ano passado. Érika Miranda, Rafaela Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar, que vai competir pela primeira vez desde que se recuperou de uma cirurgia no ombro, Felipe Kitadai, Renan Nunes e Rafael Silva.
“Vou ter um adversário difícil na disputa para renovar o título, o cubano Oscar Brayson, que é a única judoca das Américas que está entre os dez melhores do mundo além de mim. Mas eu estou me sentindo muito bem para essa competição e vou confiante para buscar mais um título continental”, disse Rafael Silva.
Pela programação oficial do Campeonato Pan-americano, os combates começam às sete e meia da manhã no horário de Brasília na Cidade Desportiva de Hatillo. Na sexta, dia 19 de maio, lutam as mulheres das categorias 70kg, 78kg, +78kg 63kg e os homens das categorias 81kg, 90kg, 100kg e +100kg. No sábado, dia 20, entram no tatame as judocas dos pesos 44kg, 48kg, 52kg, 57kg, e os atletas dos 55kg, 60kg, 66kg e 73kg. Já no domingo será realizado o torneio por equipes.
Lista completa dos atletas convocados:
60kg: Felipe Kitadai - Sogipa/RS
66kg: Charles Chibana – EC Pinheiros/SP
66kg: Luiz Revite– Associação de Judô Rogério Sampaio/SP
73kg: Bruno Mendonça – Associação de Judô Rogério Sampaio/SP
81kg: Victor Penalber – Instituto Reação/RJ
90kg: Tiago Camilo – EC Pinheiros/SP
100kg: Renan Nunes - Sogipa/RS
100kg: Luciano Corrêa – Minas Tênis Clube/MG
+100kg: Rafael Silva – EC Pinheiros/SP
48kg: Sarah Menezes – Associação Expedito Falcão/PI
48kg: Gabriela Chibana – EC Pinheiros/SP
52kg: Érika Miranda – CR Flamengo/RJ
57kg: Ketleyn Quadros - Minas Tênis Clube/MG
57kg: Rafaela Silva – Instituto Reação/RJ
63kg: Katherine Campos – CR Flamengo/RJ
70kg: Maria Portela - Sogipa/RS
78kg: Mayra Aguiar - Sogipa/RS
+78kg: Rochele Nunes - Sogipa/RS
Com informações do CJ
cidadeverde