O mesmo sinalizador que matou o jovem Kevin Beltrán, de 14 anos, na última quarta-feira, durante a partida entre São José e Corinthians, em Oruro, na última quarta-feira, pela primeira partida do Grupo 5, também fez cair uma verdadeira bomba no Parque São Jorge. Na noite dessa quinta-feira, a Conmebol puniu o Timão pelo acontecimento e a equipe não poderá mais ter o apoio de sua torcida na Copa Libertadores de 2013. Pelo menos por enquanto.
A medida foi tomada pela entidade baseando-se em relatos do árbitro equatoriano Carlos Vera na súmula da partida, que terminou empatada por 1 a 1. Através de um comunicado oficial, a Conmebol avisou que os jogos do Corinthians como mandante serão com os portões fechados e nas partidas fora de casa a torcida alvinegra não poderá comprar ingressos. A diretoria do Timão ainda pode recorrer ao caso.
"Os jogos em casa serão com portões fechados. Quando forem visitantes, o time local será proibido de vender bilhetes para os torcedores do Corinthians. Os dirigentes têm até três dias para apresentar a defesa", afirmou o porta-voz da Conmebol, Nestor Benítez, em entrevista à France-Presse.
Vale lembrar que essa é apenas uma medida preventiva adotada pela entidade, que vai esperar a polícia da Bolívia passar o relatório final da confusão que aconteceu durante a partida da última quarta-feira. Até o momento, 12 torcedores corintianos foram indiciados por homicídio e estão presos no país, ainda sem prazo para serem liberados. No entanto, relatos e vídeos dão a entender que o responsável pelo disparo do sinalizador está no Brasil.
Além de afetar dentro de campo - o time não poderá contar com o apoio de sua Fiel torcida nos próximos jogos -, a medida tomada pela Conmebol também irá doer no bolso do Corinthians. Isso porquê mais de 83 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada para as partidas no Pacaembu e a diretoria terá que ressarcir os torcedores, além também de não contar com as rendas dos jogos.
O Corinthians terá pela frente mais cinco jogos válidos pela fase de grupos da Libertadores, sendo três deles em São Paulo (Millonarios-COL, Tijuana-MEX e San José-BOL, na última rodada) e dois fora de casa (Tijuana-MEX e Millonarios-COL).
futebolinterior
Foto: Gazeta