• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

saralider1322013A Federação Internacional de Judô divulgou nesta quarta-feira, 13, o ranking mundial atualizado, com as pontuações obtidas no Grand Slam de Paris, no último fim de semana. A piauiense Sarah Menezes continua líder, mas viu sua vantagem de 450 pontos para a vice-líder ser reduzida a 28, com a ascensão da japonesa Haruna Asami ao segundo lugar.

 

Sarah não somava pontos desde os Jogos Olímpicos de Londres, em julho de 2012, quando ficou com a medalha de ouro. Desde então, ela liderava o ranking da categoria até 48 quilos com folga. Ainda que tenha perdido a vantagem, a atleta é a única brasileira no topo da lista.

 

Até 4 de fevereiro, Haruna Asami, ex-líder do ranking, ocupava apenas a quarta posição com 970 pontos. Agora, a japonesa saltou para o segundo lugar com 1.470, graças ao ouro no Grand Slam de Paris. Sarah Menezes, quinta colocada no mesmo torneio no último final de semana, foi de 1.398 a 1.498. A piauiense só volta a competir em abril, no Pan-Americano.

 

A aproximação tão rápida, em apenas um torneio, é explicada pelas mudanças no próprio ranking. O Grand Slam, que antes dava apenas 300 pontos ao campeão, agora rende 500. O quinto lugar de Sarah Menezes em Paris somaria 60 pontos, que agora são 100, fundamentais para manter a piauiense na liderança.

 

Nas outras posições, a lista traz nomes que ainda não competiram em 2013, como a belga Charline Van Snick (terceira com 1.048 pontos), ou até se aposentaram, caso da romena Alina Dumitru, vice-campeã olímpica (quarta colocada com 990 pontos).

 

Mais brasileiros

Na mesma categoria de Sarah Menezes, Gabriela Chibana aparece em 13º lugar, com 462 pontos.

 

Vice-campeão em Paris, Bruno Mendonça (-73kg) do 16º para o 11º lugar, enquanto Marcelo Contini é o 18º. Já Victor Penalber (-81kg) era o terceiro e se tornou vice-líder do ranking com bronze no Grand Slam, enquanto Leandro Guilheiro é o sexto na mesma categoria.

 

Bronze nas Olimpíadas de Londres, Felipe Kitadai (-60kg) é o sexto. Diego Santos é o 16º na mesma categoria. Rafael Silva (+100kg), também terceiro colocado nos Jogos Olímpicos, está em terceiro lugar no ranking.

 

Ainda entre os homens, Leandro Cunha (-66kg) é o 15º, Tiago Camilo (-90kg) é o 12º, mesma posição de Renan Nunes (-100kg).

 

Entre as mulheres com melhores posições, aparecem Érika Miranda (-52kg) em segundo lugar, Rafaela Silva (-57kg) em quinto, seguida por Ketleyn Quadros em 10º, Maria Portela (-70kg) também na vice-liderança, Mayra Aguiar (-78kg) em quarto e Maria Suelen Altheman (+78kg) em terceiro.

 

 

cidadeverde

Foto: MPIX