Alguns já estão nos profissionais e dois já atuam no exterior, mas boa parte do elenco da Seleção Brasileira Sub-20 será desfalque para os clubes brasileiros que disputam a Copa São Paulo 2013. A coincidência de datas explica a queda no nível técnico da competição nacional.
Marcado para a Argentina, o Sul-Americano Sub-20 será disputado entre 9 de janeiro e 4 de fevereiro. O Brasil, em San Juan, pega Uruguai, Equador, Peru e Venezuela. A Copa São Paulo, por sua vez, ocorre entre os dias 4 e 25 de janeiro.
Neste momento, 26 jogadores servem o treinador Emerson Ávila, mas quatro serão cortados para a lista final em 30 de dezembro. Vitória e Grêmio, aparentemente, são as equipes mais prejudicadas com o chamado da Seleção Sub-20.
Campeão da Copa Brasil Sub-20, o Vitória deve ceder o goleiro Gustavo, o lateral Mansur e o volante Gabriel. Eles já servem os profissionais, mas é possível que também fossem deslocados para a Copa São Paulo. O Grêmio, por sua vez, disputará o título sem seus dois principais jogadores do júnior, o volante Misael e o meia-atacante Guilherme Biteco.
Outro nome que fatalmente jogaria a Copa São Paulo, mas é desfalque, é Ademílson. Jogador das seleções de base desde a categoria Sub-17, ele deve ser titular na Argentina. Com isso, não estará com Lucas Farias, Luiz Eduardo, Henrique Miranda, Rodrigo Caio e João Schmidt. A exemplo de Ademílson, eles temporariamente saíram dos profissionais para a disputa da Copinha.
Confira os jogadores que servem a Seleção Sub-20:
Goleiros: Matheus (Corinthians), Gustavo (Vitória) e Jordi (Vasco)
Laterais: Wallace (Fluminense), Igor Julião (Fluminense), Mansur (Vitória) e Douglas Santos (Náutico)
Zagueiros: Luan (Vasco), Dória (Botafogo), Antônio Carlos (Corinthians) e Samir (Flamengo)
Volantes: Filipe (Rio Ave-POR), Jadson (Botafogo), Misael (Grêmio), Lucas Candido (Atlético-MG) e Gabriel (Vitória)
Meias: Fred (Internacional), Felipe Anderson (Santos), Rafael Alcântara (Barcelona B-ESP), Mattheus (Flamengo) e Guilherme Biteco (Grêmio)
Atacantes: Marcos Júnior (Fluminense), Bruno Mendes (Botafogo), Ademílson (São Paulo), Leandro (Grêmio) e Adryan (Flamengo)
Quatro serão cortados no dia 30 de janeiro
Terra