A temporada 2012 de Neymar foi excelente. Autor de 43 gols em 47 jogos, o craque liderou o Santos na conquista do tricampeonato paulista, foi o destaque de sua equipe - mesmo atuando em um número bem menor de partidas- , e conduziu a seleção brasileira na preparação para a Copa das Confederações de 2013.
Por esses motivos, Neymar foi eleito o melhor jogador brasileiro em atividade na temporada em um 'pesquisão' realizado com 100 jogadores de 15 equipes do paÃs. Sob anonimato, atletas de São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Figueirense, Goiás e Vitória votaram em 13 quesitos, que serão publicados ao longo dos próximos dias em uma série com dez matérias.
O craque santista recebeu 89% dos votos e foi disparado eleito o grande destaque brasileiro na temporada. Valia votar tanto em jogadores que atuam no Brasil como no exterior. Mas nem isso colocou algum outro perto de Neymar. O segundo colocado foi Ronaldinho Gaúcho, que fez boa temporada pelo Atlético-MG, mas ficou apenas com 5% dos votos. Os outros lembrados pelos jogadores ficaram, juntos, com 6%.
Em 2012, Neymar conquistou os tÃtulos do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana paulista com o Santos, além de chegar à s semifinais da Libertadores da América, quando a equipe foi eliminada pelo campeão Corinthians. Na seleção brasileira, o camisa 11 não conseguiu levar o paÃs à inédita medalha de ouro olÃmpica, mas mesmo assim segue se consolidando como a grande esperança para a conquista do hexacampeonato na Copa do Mundo de 2014.
Na mesma pesquisa, Fred foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Artilheiro da competição com 20 gols marcados, o atacante do Fluminense recebeu 27% dos votos, seguido muito de perto por Ronaldinho Gaúcho, com 23% e Neymar, com 19%. Explica-se: o jogador do Santos participou apenas de 17 partidas das 38 da equipe no campeonato, e por isso não foi escolhido, apesar de ser o melhor do paÃs na opinião dos companheiros.
Além dos três, também foram lembrados Juninho Pernambucano (8%), Diego Cavalieri (6%), Bernard (4%), Wellington Nem (3%), Lucas (2%), Paulinho (2%) e Seedorf (2%). Outros atletas juntos somaram 4%.
Uol