Primeira mulher a ganhar a medalha de ouro olímpica no judô, a piauiense Sarah Menezes ainda está tentando entender as mudanças de regras que vão passar a valer em 2013 no esporte. A partir de agora, qualquer tipo de ataque ou bloqueio com as mãos abaixo da cintura estão proibidos. Sarah espera se adaptar durante as competições.
- Achei muito estranha essa regra da pegada porque mexe com a luta do judoca. Nem todo atleta pega manga e gola, tem atleta que pega cruzado, tem atleta que pega em cima no quimono, e a regra obriga o atleta a lutar manga e gola. Tenho que participar de alguma competição com essa nova regra para poder me adaptar – disse a piauiense.
Já a mudança no golden score, que não terá limite de tempo a partir do ano que vem, foi encarada como válida, pois tira a subjetividade da decisão dos árbitros.
- Achei interessante porque muitas vezes quando empatava e ia para a bandeira, os árbitros nem sempre tomavam as melhores decisões. É melhor a luta continuar do que ir para o hantei (decisão dos árbtitros) – afirmou a lutadora.
Aos 22 anos, Sarah considera 2012 seu melhor ano.
- Foi um ano maravilhoso. Adorei, aproveitei bastante as competições de que participei, com bons títulos e a medalha de ouro. Espero que nos próximos anos eu consiga medalha no mundial adulto, ser campeã também no Pan-Americano adulto, e me manter no ranking para as Olimpíadas de 2016.
Com informções do globoesporte