A atleta fundista, Cruz Nonata esteve afastada das competições por conta de uma inflamação na sola do pé (fascite) que é causada por sobrecarga, e só voltou a treinar há duas semanas. Como só falta pouco mais de um mês para a Corrida Internacional de São silvestre, ela anuncia que não vai participar da prova, pela primeira vez após sete anos.
"Não vai dar. Estou há dois meses sem competir", disse a corredora, que competiu pela última vez na maratona de revezamento Pão de Açúcar, no dia 16 de setembro. Nesta época, ela já sentia o problema no pé esquerdo.
A inflamação pode ter sido provocada pelo esforço feito por Cruz Nonata no primeiro semestre. Depois de não conseguir índice para os Jogos Olímpicos de Londres na maratona, ela mudou seus treinamentos para tentar a vaga nos 5 e/ou 10 mil metros rasos, onde também não obteve êxito.
Cruz Nonata se tratou em São Paulo, no centro de treinamento do seu clube, o BM&F Bovespa. Fez várias sessões de fisioterapia e exames. "Estou na luta para ficar boa para o próximo ano. Para esse, não dá mais", lamenta a fundista, que se demonstra conformada. "Graças a Deus não foi tão grave. Já está dando para tratar. Estou bem feliz com o resultado".
A atleta ainda não definiu qual será sua primeira prova em 2013. Ela ainda estuda se virá a Teresina para passar as festas de fim de ano.
Cruz Nonata e São Silvestre
Foi nas ruas de São Paulo, no último dia do ano, que Cruz Nonata se notabilizou como uma das principais corredoras do País. Ela estreou em 2005 com o 28º lugar. Foi ao 14º no ano seguinte. Em 2007, já era a 11ª. Nas três edições, viajou após vencer a seletiva piauiense da São Silvestre, que era promovida na época pelo Governo do Estado.
Em 2008, já defendendo o BM&F Bovespa, Cruz Nonata subiu para o sexto lugar. No ano seguinte, se mudou para Brasília (DF) e terminou a prova em quinto. Seu melhor resultado foi em 2010, com a quarta posição. No ano passado, a piauiense repetiu o sexto lugar.
cidadeverde